Inscrição para o Enem 2022 finaliza hoje

Interessados em fazer o exame devem se inscrever pela Página do Participante; as provas serão aplicadas em todos os estados brasileiros nos dias 13 e 20 de novembro.

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 finaliza neste sábado, 21, às 23h59, horário de Brasília. Os interessados em fazer o exame, insetos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante. As provas serão aplicadas em todos os estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro. Neste ano, também foi possível realizar o pagamento do Enem via PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto. Com isso, o prazo para pagar a taxa, no valor de R$ 85, vai até 27 de maio.

Em relação ao nome social, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal, será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Apesar disso, é necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho. Para os que querem ser identificados pelo nome social e não têm nome cadastrado, o Instituo Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), orienta que seja feita a solicitação do tratamento após a inscrição, de 23 a 28 de junho, também na Página do Participante.

O Enem reúne mais de três milhões de estudantes em todo o país, tanto na versão impressa quanto na versão digital. O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.