Inmet emite alerta de perigo por causa da baixa umidade em Goiás

Outros cinco estados e o Distrito Federal também estão em alerta. Umidade do ar pode atingir mínima de 30% em Goiânia

Tempo seco exige cuidado especial com a saúde | Foto: Alexandre Parrode / Jornal Opção

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu nesta terça-feira (25/7) um alerta de perigo por conta da baixa umidade em Goiás, outros cinco estados e o Distrito Federal. O alerta serve apenas esta terça-feira (25/7), mas o período de seca no Centro-Oeste brasileiro ainda se estenderá por alguns meses.

O alerta de perigo é anunciado quando alguma situação meteorológica oferece risco à saúde da população. Este é o segundo alerta mais grave que o instituto emite perdendo apenas para o “grande perigo”, utilizado apenas quando estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%.

Estão em alerta de perigo, além de Goiás, o Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Em Goiânia, a previsão é de variação da umidade relativa do ar entre 20% e 12%. As temperaturas continuam amenas durante toda semana, com mínima de 16%, durante a madrugada, e máxima de 29%, no período da tarde.

A baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal.

Nesta época do ano, o Ministério da Saúde recomenda atenção especial com a hidratação, preferencialmente com água, sucos naturais e água de coco.

As vias aéreas e os olhos também podem incomodar pela falta de umidade. Eventualmente, é possível aliviar os sintomas usando soro fisiológico para gotejamento no nariz e nos olhos.

Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a seca, a população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.