Inmet emite alerta de perigo em função de chuvas e ventos fortes em Goiás

Até a manhã desta terça-feira (13) são esperadas chuvas fortes e ventos de até 60 km/h nas regiões Norte, Central e Leste do Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (12/12), um alerta de perigo para boa parte do Estado: as regiões Norte, Central e Leste de Goiás podem ter fortes chuvas — de 20 a 30 mm — e rajadas de ventos de até 60 km/h.

O alerta vale até as 10h desta terça-feira (13). De acordo com a meteorologista chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, o alerta não quer dizer necessariamente que a chuva nesses locais será tão forte, mas sim que a precipitação pode chegar a esses níveis.

Por isso, a recomendação do instituto é que o cidadão se prepare e se abrigue das chuvas. Há riscos de queda de energia elétrica, de quedas de galhos de árvores e leves alagamentos.

Além disso, é recomendado que os aparelhos elétricos, o quadro geral de energia e o gás sejam desligados em caso de chuvas fortes. O instituto também pede que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, nem em frágeis coberturas metálicas, pois há riscos de quedas, nem estacionem os veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para informações de como agir durante as chuvas caso haja uma situação mais crítica, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.