Início das obras da trincheira na Rua 90 com Avenida 136 tumultua trânsito na capital

Ao custo de R$ 10 milhões, intervenções seguem até novembro e integram projeto BRT Norte/Sul

Foto: Fernando Leite | Jornal Opção

O trânsito no Setor Sul, em Goiânia, já foi alterado para a construção de uma trincheira entre a Rua 90 e a Avenida 136. As obras começam nesta segunda-feira, 1º, e tem previsão de conclusão em novembro de 2019. Com um orçamento inicial de R$ 10 milhões, a trincheira faz parte do projeto BRT Norte/Sul e será realizada em três etapas.

No local, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT) realizam a orientação aos motoristas sobre as mudanças e restrições na região. Moradores buscam informações e questionam a obra. “Os moradores não foram ouvidos e não sabemos se a obra irá se arrastar como tantas outras que não foram finalizadas. Também não ficou claro a situação dos pedestres após a conclusão da obra. Existem muitos idosos aqui e não temos respostas”, disse um morador da região.

Além da readequação para passagem do BRT, a prefeitura de Goiânia alega que a obra deve desafogar o trânsito na região. Até a conclusão dos trabalhos, a Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT), reorganizou o tráfego nas imediações, com desvios e restrições a passagem de ônibus na Rua 90.

Em um primeiro momento, o bloqueio na Rua 90, entre Praça do Cruzeiro e Rua 115, atingirá somente veículos do transporte coletivo que utilizam o corredor da via. No decorrer da obra, novas mudanças poderão ocorrer. Também fica proibido estacionar no lado direito da Rua 115, entre Rua 90 e Rua 88, e na Rua 1.138, entre Rua 90 e Rua 135.

Confira as etapas da obra:

Na primeira etapa, prevista para encerrar no final de abril, a Rua 90 será desviada, permanecendo somente o acesso local aos imóveis na região. Já a Avenida 136 manterá seu fluxo na configuração atual, nos sentidos Flamboyant e Marista/Bueno. Caso seja necessário qualquer bloqueio momentâneo de saídas para moradores, será feito o comunicado previamente.

Na segunda etapa, será feita a cravação dos perfis metálicos ao longo da Rua 90 e iniciada a construção dos dois viadutos. As intervenções permitirão a passagem do trânsito na Avenida 136 na condição definitiva após a obra.

Também será construída uma pista provisória para a Avenida 136, após a cravação dos perfis da região central da Trincheira. A Avenida 136 terá seu fluxo alterado para permitir a construção dos viadutos a partir do dia 02 de maio.

Na terceira e última etapa, a cravação dos perfis metálicos ao longo da Rua 90 será concluída, restando os trabalhos na região interna da via e a pavimentação das vias marginais. Após a conclusão dos viadutos, o fluxo da Avenida 136 será transferido para sobre a obra edificada, normalizando o tráfego nos sentidos Flamboyant e Marista/Bueno.

Segundo a Prefeitura, permanecerão as interdições das conversões para a Rua 90 para o tráfego de passagem, que será mantido somente para o acesso local.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.