Infraero calcula que mais de 500 mil passageiros circularão pelo país no feriado de Finados

Empresas aéreas garantem e operadoras portuárias se responsabilizam pelas medidas de segurança

Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) no Aeroporto Internacional Tom Jobim- Rio Galeão. foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) calcula que cerca de 514 mil passageiros circularão por seus 55 aeroportos entre esta sexta-feira, 30, e a próxima terça-feira,3. Isso se deve ao feriado prolongado de Finados, e as empresas aéreas estão otimistas com o aumento gradual de pessoas que retornam a fazer viagens de negócios e a lazer.

A estatal ponta que o maior fluxo de usuários deve ocorrer hoje, 30, quando são esperados 119.844 viajantes, e na próxima terça-feira, 3, com um fluxo de 129.981 pessoas. Contudo, a expectativa, se atingida, representará 60% dos 849.844 usuários que embarcaram ou desembarcaram nos aeroportos que a estatal administra durante o mesmo feriado em 2019.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o mercado da aviação civil doméstica vem reconquistando o seu espaço lentamente. Em setembro, por exemplo, os aeroportos transportaram mais de 3 milhões de passageiros.

O número representa um aumento de 850 mil passageiros em relação ao que foi registrado no mês anterior, quando foram embarcadas cerca de 2,2 milhões de pessoas. Ainda assim, o setor sofre com os efeitos da pandemia. Em relação ao período de janeiro a setembro de 2019, o número total de passageiros reduziu em 56% no mesmo período em 2020.

Medidas de segurança

Para garantir a saúde dos passageiros, as empresas aéreas e as operadoras portuárias se responsabilizaram pela adoção de medidas para reduzir o risco de contaminação por Covid-19 durante os voos.  Dentro dos aviões, a precaução vai do uso obrigatório de máscara, distanciamento entre passageiros e opção por, prioritariamente, disponibilizar autoatendimento para o check-in à existência de filtros especiais que renovam o ar constantemente.

Nos aeroportos, as empresas administradoras pedem aos passageiros que cheguem duas horas antes do embarque, para evitar contratempos. Além disso, o distanciamento social e o uso de máscaras de proteção são obrigatórios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.