Influente na Universal, Rogério Cruz, vice de Maguito, pode agregar evangélicos

Um dos líderes da Universal em Goiânia, o vereador foi eleito com mais de 8 mil votos em 2016

Candidato a vice-prefeito Rogério Cruz | Foto: Alberto Maia

Rogério Cruz (Republicanos), que assumiu a dianteira durante período de afastamento de Maguito Vilela (MDB) da campanha em decorrência de infecção por Covid-19, é um candidato a vice com grande poder de agregar votos, sobretudo dos evangélicos. Líder da Universal em Goiânia, o vereador foi eleito com mais de 8 mil votos em 2016.

A princípio o Republicanos estava fechado com Wilder Morais (PSC), mas à época da pré-candidatura, o empresário escolheu como vice Valdelice Ribeiro (Avante), o que determinou a busca da chapa de Maguito por parte dos Republicanos. Influência direta do deputado estadual Pastor Jefferson que não teria gostado de ser preterido.

Segundo o vice-presidente do Republicanos em Goiânia, Ricardo Quirino, e membro da Igreja Universal, o fato de Rogério Cruz ser pastor e bem-quisto dentro da instituição não quer dizer que haja uma adesão automática ao nome dele. Mas faz com que o voto seja direcionado de “maneira natural” ao candidato.

Um exemplo de como a força é grande, mas não determinante são os números. A Igreja Universal possui cerca de 14 mil membros na capital, e Rogério Cruz obteve apenas a metade de votos. Ele foi eleito em 2016 com 8.312 votos, ficando em quarto lugar.

Ricardo Quirino avalia que os líderes e pastores procuram dar uma liberdade para os fiéis. Mesmo porque a Igreja Universal tem como fieis pessoas de diferentes estratos sociais.

“Respeitamos o silêncio e a privacidade dos fieis. Além disso, cada um tem suas convicções políticas e possuem parentes, amigos e conhecidos que também estão na política. A igreja orienta a votar em pessoas quem tenham o passado limpo e que tenha respeito aos preceitos da família”, avalia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.