Inep anula questão do Enem 2019 que havia caído em edição anterior

Item fazia parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e em 2018 apareceu no Caderno de Questões Braille e Ledor

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou a anulação de uma questão da prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. A justificativa foi que o item já havia aparecido no Caderno de Questões Braille e Ledor em 2018.

Em nota, o Inep salientou que “a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item. Por isso, a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes”.

O Caderno de Questões Braille e Ledor é feito para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, sob justificativa prévia, solicita a leitura da prova como recurso de acessibilidade. Por causa das especificidades, algumas questões são diferentes das provas comuns.

Correspondência da questão em cada caderno:

 

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.