Inep admite equívoco e diz que divulgará nota do Enem dos institutos federais

Na divulgação de resultados de outros anos, os IFs ocuparam posições de destaque entre as melhores escolas públicas do País

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta quarta-feira (5/10) que vai divulgar os resulatos dos institutos federais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e admitiu que a não publicação anterior foi um equívoco na interpretação da legislação vigente.

Na última terça-feira (4/10), o Ministério da Educação, por meio do Inep, divulgou os resultados do exame por escolas, mas deixou os institutos federais de fora dos rankings, o que causou revolta nos representantes dos institutos por todo o País.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou em nota na qual expressa indignação pela ausência dos IFs. O Conif diz que não sabia que a rede federal, incluída em divulgações anteriores, ficaria de fora da edição de 2015. “As instituições da rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado”, diz o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado.

No resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil. O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas.

Em Goiás, os resultados de 2014 também mostram a predominância dos IFs no top 10 das melhores escolas públicas do Estado. Sem a presença dos institutos na lista, quem ocupou as melhores colocações na prova do Enem foram os colégios militares.

O Inep informou em nota que a definição das escolas que teriam os resultados calculados e divulgados foram definidas com base na Portaria  nº 501, de 27 de setembro de 2016, que estabelece critérios e procedimentos de cálculo e de divulgação dos resultados do Enem.

Houve, contudo, um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por escola e, por isso, os institutos federais não foram incluídos. “Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos institutos federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível”, diz o texto divulgado pelo Inep.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jose Campos

Pergunta: A quem interessa à nao divulgaçao? Nao acredito na justificativa de interpretaçao. Ou é incompetencia mesmo.