Inep admite equívoco e diz que divulgará nota do Enem dos institutos federais
05 outubro 2016 às 20h51

COMPARTILHAR
Na divulgação de resultados de outros anos, os IFs ocuparam posições de destaque entre as melhores escolas públicas do País
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta quarta-feira (5/10) que vai divulgar os resulatos dos institutos federais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e admitiu que a não publicação anterior foi um equívoco na interpretação da legislação vigente.
[relacionadas artigos=”76888″]
Na última terça-feira (4/10), o Ministério da Educação, por meio do Inep, divulgou os resultados do exame por escolas, mas deixou os institutos federais de fora dos rankings, o que causou revolta nos representantes dos institutos por todo o País.
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou em nota na qual expressa indignação pela ausência dos IFs. O Conif diz que não sabia que a rede federal, incluída em divulgações anteriores, ficaria de fora da edição de 2015. “As instituições da rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado”, diz o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado.
No resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil. O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas.
Em Goiás, os resultados de 2014 também mostram a predominância dos IFs no top 10 das melhores escolas públicas do Estado. Sem a presença dos institutos na lista, quem ocupou as melhores colocações na prova do Enem foram os colégios militares.
O Inep informou em nota que a definição das escolas que teriam os resultados calculados e divulgados foram definidas com base na Portaria nº 501, de 27 de setembro de 2016, que estabelece critérios e procedimentos de cálculo e de divulgação dos resultados do Enem.
Houve, contudo, um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por escola e, por isso, os institutos federais não foram incluídos. “Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos institutos federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível”, diz o texto divulgado pelo Inep.