Índice de Confiança do empresário industrial é o pior desde novembro de 2018

Análise do setor econômico da Fieg indica atuação discreta do governo no que diz respeito a ações concretas para a retomada da economia

Imagem / Fonte: Fieg

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) é o pior desde novembro de 2018, com 58,3 pontos. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira, 21, pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Segundo o relatório, empresas de médio porte foram as mais impactadas em maio, com uma queda de 2,8 pontos na comparação com abril. O cenário se repete a nível nacional, com a queda pela quarta vez seguida.

Conforme o setor econômico da Fieg, o novo governo atuou de forma discreta no que diz respeito a ações concretas para a retomada da economia. Isso, de acordo com a federação, teria gerado o receio de uma nova recessão.

Números

Conforme o relatório da Fieg, com início em maio de 2018, o quinto mês do ano passado registrou Icei de 57,2, 1,1 menor que o mesmo período deste ano. Mês a mês se observou os seguintes dados: junho, 51,7; julho, 54,4; agosto, 56,1; setembro, 56,5; outubro, 54,7; novembro, 63,7; dezembro, 64,1; janeiro, 62,5; fevereiro, 63,5; março, 60,9; e abril, 59,0.

Conforme os valores é possível apontar uma queda iniciada no mês de março, que se estendeu até maio. Este índice, destaca-se, é elaborado pela Fieg e composto pelo Índice de Condições e Índice de Expectativas, e seus resultados são extraídos da Sondagem Industrial, variando de 0 a 100. Em nota, a federação informa que, conforme a metodologia, valores acima de 50 indicam empresários confiantes.

Índices que compõem o Icei

Como já citado, o Indicador de Condições e o Indicador de Expectativas, compõem o Icei. O primeiro mede as condições atuais comparadas com os últimos seis meses. Este, vale ressaltar, acumula queda de 7 pontos nos cinco primeiros meses deste ano. Ele ficou abaixo dos 50 pontos pela terceira vez, em maio, com 46,9. Em abril e março o valor foi de 48,8 e 49,7.

Já o Indicador de Expectativas reduziu em 5,2 pontos nesses últimos cinco meses. Ele registrou em: maio, 64,0; abril, 64,2; e março, 66,5.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.