Incêndio deixa oito cidades sem energia em Goiás; vídeo
24 setembro 2024 às 12h12
COMPARTILHAR
Oito cidades ficaram sem energia nesta segunda-feira, 23, após o fornecimento de eletricidade ser prejudicado por um incêndio próximo à Subestação de Catalão, no sudeste de Goiás. A causa do fogo não foi identificada.
LEIA TAMBÉM
Goiânia é a cidade com a maior quantidade de incêndios em Goiás
Incêndio no Parque dos Pirineus atingiu mais de mil hectares, aponta Semad
Além do município catalano, moradores das cidades de Goiandira, Nova Aurora, Cumari, Pires Belo, Santo Antônio do Rio Verde, Ouvidor, Três Ranchos, Davinópolis e Anhanguera também foram prejudicados com a interrupção do fornecimento de energia. Em nota, a Equatorial informou que normalizou o fornecimento de energia para as cidades ainda durante a tarde desta segunda-feira.
As chamas consumiram uma área de aproximadamente 20 hectares, em uma região predominantemente de pastagem e cerrado, segundo o Corpo de Bombeiros. Além de equipamentos, como sopradores, a corporação usou cerca de 400 litros de água. Aceiros também foram construídos e uma limpeza foi feita nas áreas próximas de árvores e troncos caídos no chão.
Ocorrências
De janeiro até o dia 22 de setembro, a Equatorial registrou 742 ocorrências de incêndios próximos à rede elétrica. O número representa um aumento de mais de 300% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Apenas nos últimos dois meses, a empresa contabilizou 614 casos, enquanto que no mesmo período do ano passado, foram 137 casos. As cidades de Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cachoeira Alta figuram no topo da lista. Ao todo, 100 municípios foram incluídos no mapeamento da distribuidora.
Além do fogo, a fumaça também compromete a qualidade do fornecimento de energia. As impurezas, fuligem e outros materiais presentes na fumaça, de acordo com a Equatorial, podem prejudicar os cabos e isoladores instalados nos postes, essenciais para o funcionamento adequado do sistema elétrico. Dependendo da quantidade de fuligem na fumaça, esses materiais também podem danificar a rede.