Incêndio avança na Chapada: mais de 2 mil hectares destruídos em Cavalcante

01 outubro 2025 às 08h57

COMPARTILHAR
Mais de 30 brigadistas e duas equipes do Corpo de Bombeiros tentam conter o fogo na Serra de Santana, em Cavalcante-GO, na Chapada dos Veadeiros. O incêndio apresenta três linhas de fogo e no combate desde o último domingo, 28, estão as brigadas Brivac, ICNBio, Brigada de São Jorge e Prevfogo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, na terça-feira, 30, duas guarnições estiveram em campo nesta quarta-feira, 1º, foi enviado uma equipe de bombeiros especialistas para reforçar a contenção. O terreno montanhoso e de difícil acesso, aliado ao clima seco, altas temperaturas e ventos fortes, dificulta o combate, que enfrenta chamas elevadas. A previsão indica possível melhora das condições nos próximos dias.
“As maiores dificuldades, além da topografia, é o clima. O clima tá muito quente, muito seco. Você apaga, começa o fogo de novo. A topografia do local é muito difícil. E Cavalcante é onde tá sendo realizado esse combate, é um lugar baixo. Diferente de Alto Paraíso. Então, acho que os maiores desafios são os terrenos e o clima”, explicou o coordenador da Brigada de São Jorge, Alex Gomes.
De acordo com o Painel do Fogo, do Governo Federal, o fogo já atingiu mais de 2 mil hectares e é considerado de grandes proporções.
Em nota ao Jornal Opção, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) informa que o incêndio não atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que permanece aberto à visitação. E, que até o momento não há registro de animais atingidos.
Leia também: Incêndio na Chapada dos Veadeiros destrói 10 mil hectares em 4 dias