Primeira edição do ano terá como palestrante a arquiteta e professora Eline Maria Mora Pereira Caixeta

Museu Pedro Ludovico | foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás), por meio da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA), promove nesta quarta-feira, dia 27, a primeira edição de 2019 do Café com Pedro, marcando o relançamento do projeto. O evento terá inicio às 17 horas, no jardim do Museu Pedro Ludovico Teixeira, no Centro de Goiânia, com o tradicional bate-papo saboreando um delicioso café da tarde.

Para abrir a temporada do projeto foi escolhido um tema que antecede a criação do Museu Pedro Ludovico, que é a casa, e a sua importância na formação da paisagem urbana da cidade de Goiânia, que terá como palestrante Eline Maria Moura Pereira Caixeta, arquiteta e professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O projeto Café Com Pedro é uma Ação Educativa da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA), da Secult Goiás. A iniciativa foi criada em julho de 2018, visando reunir doutores em documentação, história e patrimônio para contar a história de Goiás, de Pedro Ludovico e de Goiânia.

Outra meta do projeto é, também, oferecer uma opção a mais de entretenimento e atrair uma quantidade maior de público para o museu. A programação do Café Com Pedro ocorre uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, e tem entrada gratuita.

Palestrante

Eline Moura Pereira Caixeta possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), especialização em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, e doutorado em História da Arquitetura e da Cidade pela Universitat Politecnica, de Catalunya (ETSAB, UPC).

Atualmente Eline é professora da UFG, atuando na graduação e na pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Em seu currículo somam-se experiências nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arquitetura e do urbanismo moderno, cultura arquitetônica e suas relações com o projeto (séculos XIX, XX e XXI), arquitetura brasileira, cidade moderna e contemporânea, patrimônio e memória, projeto arquitetônico e paisagem urbana.

O Museu Pedro Ludovico Teixeira é uma unidade da Secult Goiás, e funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. Escolas e grupos maiores podem agendar visita pelo telefone: (62) 3201 4678.

Serviço:
Café Com Pedro – 1ª edição – 2019
Palestra: A importância da casa na formação da paisagem urbana da cidade de Goiânia
Data: Quarta-feira, 27/02, às 17h
Local: Museu Pedro Ludovico Teixeira (Rua Dona Gercina Borges Teixeira. Nº 133 – Centro)
Entrada gratuita