O anúncio do novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás e nos municípios goianos, previsto para esta segunda-feira, 7, pode ser adiado devido a uma indefinição nas eleições de Minas Gerais. Os membros do partidos foram às urnas neste domingo, 6, mas a votação terminou sem a definição oficial do novo presidente nacional da legenda. Em Goiás, o resultado foi afetado. Previsto para ser divulgado no começo da manhã desta segunda-feira, a apuração ainda não foi finalizada. A previsão é que os novos presidentes municipais e do estado sejam divulgados até o final do dia.

As eleições em Minas foram adiadas após a deputada federal Dandara Tonantzin conseguir uma decisão na Justiça que permitiu a manutenção de sua candidatura à presidência do diretório estadual. Inicialmente, a candidatura da mineira havia sido barrada por inadimplência com o partido. Entretanto, como as cédulas já haviam sido impressas, o partido alegou não haver condições logísticas para reiniciar o pleito, optando pelo adiamento das eleições em Minas, sem nova data definida. O estado é um dos maiores em número de filiados do país e, por isso, a apuração nacional ficou comprometida.

O PT terá uma reunião extraordinária para esta terça-feira, 8, às 17h para deliberar sobre os próximos passos, incluindo uma eventual nova data para o processo mineiro e os impactos no calendário nacional.

Leia também:

PT elege novos presidentes neste domingo e projeta protagonismo em Goiás

PT define comandos nacional e regional em eleições diretas neste domingo; Goiás tem duas candidaturas