Impactado pela pandemia, setor de turismo terá que se reinventar
06 maio 2020 às 15h33
COMPARTILHAR
Em documento divulgado pela Goiás Turismo, geração de emprego no setor estava em crescimento. Avaliação é de que pós crise gerada pelo coronavírus, clientes serão mais exigentes quanto a segurança sanitária e medidas de higiene
O Observatório do Turismo, da Goiás Turismo, divulgou o VIII Boletim Especial que revela que, nos últimos cinco anos, um em cada quatro novos empregos no mundo foi criado pelo Turismo. Com isso, o setor se tornou parceiro dos governos para a geração de emprego.
Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que o volume de atividades turísticas em Goiás, na comparação de fevereiro de 2020 com fevereiro de 2019 com ajuste sazonal, ficou constatado crescimento de 0,9%. No mesmo período, o Brasil mostrou retração de 0,3%. Já sem o ajuste sazonal, Goiás ocupou a segunda posição no ranking nacional, com 15,2%. Este é o melhor resultado em três anos. O crescimento nacional foi de 6,7%.
No entanto, devido a situação atípica ocasionada pela pandemia, 100% dos destinos turísticos de todo o mundo receberam restrições. Segundo Observatório do Turismo, empresas do setor precisam melhorar os produtos, serviços e formas de divulgação, pois quando o consumidor voltar a viajar, estará mais exigente quanto à higiene e controle sanitário.
” O setor precisará se adaptar à nova realidade para continuar a atividade, e se destacará aquele que conseguir dar maior ‘sentido à sua operação'”, avaliou o documento publicado. Para o Observatório do Turismo, os empreendimentos precisarão aprimorar campanhas (como por exemplo “não cancele, adie”) e protocolos com foco em sanitização, limpeza e higienização sem aumento do custo para o consumidor. Com a crise econômica que também abateu o cliente, este estará buscando por melhor custo-benefício.