IML de Aparecida de Goiânia será entregue em setembro

Confirmação é do governador em exercício, José Eliton. Servidores da polícia técnico-científica recém nomeados irão compor o quadro de funcionários da nova unidade

Governador em exercício, José Eliton concede entrevista coletiva durante visita às obras do IML de Aparecida | Foto: Divulgação

Governador em exercício, José Eliton concede entrevista coletiva durante visita às obras do IML de Aparecida | Foto: Divulgação

O Instituto Médico Legal (IML) de Aparecida de Goiânia será entregue em setembro próximo. A previsão é do governador em exercício e chefe da pasta de Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás (SSPAP-GO), José Eliton, que esteve vistoriando a obra nesta segunda-feira (16/5) acompanhado do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, entre outras autoridades. Segundo Rincón, agora está faltando parte do acabamento e mobiliário.

José Eliton informou que os 230 nomeados recentemente do concurso da Polícia Técnico Científica comporão o quadro de servidores do IML e outros 230 serão chamados no segundo semestre. “Com este quantitativo não terá problemas com atendimento”.

A superintendente de Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Rejane Barcelos, informou que os primeiros aprovados passarão por treinamento e estarão preparados para iniciar os trabalhos nas unidades de Goiás.

Mais agilidade
Com este novo IML, o objetivo é desafogar o atendimento do IML de Goiânia, localizado na Cidade Jardim. Rejane explica que a unidade de Goiânia atende, atualmente, 33 municípios e, após a entrega da de Aparecida, a demanda será dividida. “A celeridade de resposta à população será muito maior. Outro ponto é o acesso pela BR, que o deslocamento é bem rápido e tem facilidade de atendimento dos municípios”.

Novas instalações
As novas instalações ocupam uma área de 1.411 m² de edificação distribuídos em dois pavilhões. No térreo haverá salas de necropsia especial e comum, Raios X, laboratórios, cartório para expedição de certidões de óbito, consultórios médicos para exame de corpo de delito, sala acústica de balística, além da estrutura administrativa, com recepção, banheiros e estacionamentos. No pavilhão superior serão instalados os alojamentos para médicos e peritos.

A construção conta com financiamento do Banco do Brasil e está avaliada em cerca de R$ 3,8 milhões. Somadas aquisições de mobiliário e equipamentos, o investimento total do Governo de Goiás será em torno de R$ 5,5 milhões.

Outras obras
José Eliton ressaltou em coletiva que outras grandes obras serão entregues ainda neste ano. “Já inauguramos ano passado o Hugol e, em breve, vamos inaugurar o Centro de Excelência e o Credeq de Aparecida. É bom lembrar que nos últimos anos tivemos uma crise na história do País. Enquanto muitos estados não conseguem sequer cumprir suas obrigações, o Estado de Goiás dá exemplo ao Brasil, em função do ajuste liderado pelo governador, e que nos propicia este momento”, diz. Está sendo construído também um IML em Itumbiara. (Com Goiás Agora)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.