IMAS rebate HIC após hospital afirmar que iria suspender atendimentos por dívida de R$ 80 mil
29 dezembro 2024 às 13h20
COMPARTILHAR
O Instituto Municipal de Assistência à Saúde (Imas) rebateu as afirmações da diretoria do Hospital Infantil de Campinas (HIC), que afirmou que iria suspender de forma temporária o atendimento na unidade de saúde devido a uma dívida de R$ 80 mil. O valor seria referente a inadimplência por parte do Imas referente ao mês de julho de 2024.
LEIA TAMBÉM
Hospital Infantil de Campinas suspende atendimento ao IMAS por falta de pagamento
O pagamento da dívida deveria ser realizado até o início de fevereiro, visto que o pedido foi protocolado no último dia 5 de dezembro, conforme documento apresentado pelo Imas. O instituto tem até 90 dias para quitar o débito a partir da data de auditação.
O Jornal Opção, com base em entrevista com o Diretor Executivo do hospital, Márcio Coelho, errou ao afirmar que o pagamento deveria ter sido realizado até o dia 20 de novembro – data improvável de pagamento.
Ainda de acordo com o Imas, foi solicitada urgência e a auditoria sobre o pedido de pagamento já foi realizada. O pedido foi encaminhado para a Casa Civil no último dia 20 e agora o instituto aguarda a publicação do pagamento no Diário Oficial do Município para realizar o repasse ao HIC.
Credenciamento
O Imas afirmou ainda que desde fevereiro de 2024, o credenciamento para prestados do instituto está aberto. Há 10 meses, conforme o Imas, há tentativas de negociação com a unidade de saúde, a fim de organizar a documentação para concretizar a ação.
No entanto, o hospital possui certidões positivas que o impedem de fazer o credenciamento, que terá validade de cinco anos. O contrato traz obrigações e deveres por parte do Imas e do prestador, que não poderá suspender o atendimento, além de ter que prestar auditorias de faturamento.