Idosos são os mais afetados pela Covid-19 em Aparecida de Goiânia

Até o último 1º de setembro, a cidade teve 23.236 casos confirmados da Covid-19 com 353 mortes. Destas, mais da metade foi de pessoas acima de 60 anos. Em Goiás, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 74% das mortes causadas pela Covid-19 são de idosos

Teste para Covid-19 | Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia referentes até a última terça-feira, 1º de setembro, os idosos, grupo de risco para a Covid-19, são os mais infectados pelo Coronavírus e têm também o maior índice de mortalidade no município. Os dados foram apresentados na última reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento, que é coordenado pelo secretário de Saúde do município, Alessandro Magalhães.

“Aparecida tem mais de 578 mil habitantes e estima-se que, deste total, 6% sejam idosos, o que corresponde a cerca de 34 mil indivíduos com maior vulnerabilidade ao Coronavírus. Contudo, do total de contaminados na cidade, mais de 9% são pessoas acima dos 60 anos. São 2.197 ocorrências de Covid-19 nessa faixa etária. Um dado alarmante. Proporcionalmente, esse é o grupo com maior quantidade de casos da doença e toda a sociedade deve contribuir para protegê-los”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

O gestor informa ainda que a maior taxa de letalidade está entre as pessoas com mais de 80 anos. “27,74% dos pacientes com essa idade que contraem a Covid-19 evoluem para o óbito. É o maior índice. Em termos comparativos, entre pessoas de 30 a 39 anos a taxa é 0,15%. Por isso, quem tem parentes, amigos ou conhecidos que sejam idosos, sobretudo quando estes demandam mais cuidados, precisa redobrar a atenção com a higiene, a alimentação e a correta manutenção dos tratamentos e medicações rotineiros dessas pessoas”, enfatiza o secretário, que completa: “a rede da SMS está preparada para acolher, monitorar e tratar essas pessoas adequadamente, mas precisamos da conscientização da população”.

Quanto ao gênero, 47% dos infectados pelo vírus em Aparecida são do sexo masculino e 53% do feminino. Porém, quando se trata de dados da mortalidade a ordem inverte: 64% dos óbitos por Coronavírus são da população masculina e 36% são da feminina. Além disso, entre os que evoluem para o óbito, a incidência é muito maior nos homens acima de 80 anos. Enquanto 21% das mulheres nessa faixa etária morrem em decorrência da Covid-19, a taxa de mortalidade entre os homens é 34%.

“Essas informações podem indicar, também, um dado já conhecido no Brasil, de que os homens cuidam menos da própria saúde e costumam procurar a assistência médica quando já estão com um quadro clínico agravado, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura. Nesse momento de pandemia, é fundamental buscar o atendimento o quanto antes para que se tenha um diagnóstico precoce e os homens precisam se conscientizar disso”, frisa o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção.

Proteção para os idosos

Confira algumas orientações da SMS para aumentar a proteção aos idosos contra a Covid-19:

  • Sempre usar máscaras e higienizar as mãos com água e sabão, e, se não for possível, usar o álcool gel;
  • Não descuidar do acompanhamento médico de rotina, incluindo vacinas e tratamentos de doenças;
  • Manter uma boa alimentação;
  • Sempre que possível, monitorar os índices de colesterol e glicose por meio de exames;
  • Manter ao máximo possível o distanciamento social;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Dormir bem;
  • A qualquer suspeita da Covid-19 deve-se procurar imediatamente uma UBS ou UPA para atendimento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.