Os dados podem ser um reflexo da aparente “queda” do candidato do Psol, Weslei Garcia, em relação ao último levantamento

Pesquisa Ibope divulgada no final da tarde desta quarta-feira (1º/10) revelou crescimento dos principais candidatos ao governo de Goiás, em exatamente 3 pontos porcentuais cada um. Os dados podem ser um reflexo da aparente “queda” do candidato do Psol, Weslei Garcia, em relação ao último levantamento.

Marconi Perillo (PSDB) conta agora com 42% dos votos válidos, enquanto tinha 39% no dia 25 de setembro. Iris Rezende (PMDB) passou de 25% para 28%; enquanto Vanderlan Cardoso (PSB) subiu de 6% para 9%. Antônio Gomide (PT) cresceu apenas 1%, chegando a 5% no levantamento divulgado nesta quarta.

Weslei Garcia passou por um estranho fenômeno nas últimas aferições. Enquanto manteve 1% no primeiro e segundo levantamento, respectivamente em 2 e 14 de agosto; e menos de 1% no terceiro, divulgado em 10 de setembro; ele apareceu com 5% no dia 25. Agora, caiu para 1% novamente, numa oscilação que pode representar um erro não retificado quanto à última pesquisa.

Marta Jane (PCB) e Alexandre Magalhães (PSDC), novamente, não passaram da casa do 1%. Brancos e nulos somaram 5%. 9% não souberam ou não responderam.

O Ibope também divulgou os índices de rejeição dos candidatos. Marconi aparece com o maior índice, 24%. Iris vem em seguida, com 21%; Marta Jane tem 9%; Alexandre Magalhães, 7%; Gomide, 7%; Vanderlan, 7%; e Weslei Garcia, 6%. 9% disseram que poderiam votar em todos, e 28% não souberam ou quiseram responder.

Foram ouvidos 812 eleitores entre 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos.