As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas na tarde desta quinta-feira (23/10) mostram pela primeira vez a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) à frente do senador mineiro Aécio Neves (PSDB).

Conforme os dados obtidos pelo Datafolha, a petista lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto, contra 42% do tucano. Se contabilizados somente os votos válidos, Dilma aparece com 53% e Aécio com 47%. A pesquisa ouviu 9.910 pessoas nos dias 22 e 23 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Já o levantamento feito pelo instituto Ibope apresentou vantagem ainda maior para a presidente, que aparece com oito pontos a mais do que seu oponente. Segundo os dados, Dilma tem 49% da preferência do eleitorado, com crescimento de seis pontos porcentuais em relação à rodada anterior da pesquisa. Com quatro pontos a menos, Aécio aparece com 41%.

Considerando apenas os votos válidos, Dilma também está na frente de Aécio: 54% a 46% da preferência. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.