Ibope: Caiado e José Eliton lideram intenções de voto

Brancos, nulos e os que não sabem ou não responderam seguem altos

Ronaldo Caiado, José Eliton e Daniel Vilela estão no pódio | Montagem: Jornal Opção

O Ibope divulgou nesta sexta-feira (13/7) uma pesquisa sobre o cenário eleitoral em Goiás. Contratada pela Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), o levantamento aponta mais um quadro para o cargo de governador definido pelas intenções de votos de eleitores goianos.

Como resultado, o senador Ronaldo Caiado (DEM) aparece em primeiro lugar, com 37%, seguido do governador José Eliton (PSDB), com 11%. O deputado federal Daniel Vilela (MDB) vem em terceiro e aparece com 10%.

Outros nomes também aparecem na pesquisa, Kátia Maria (PT) em quarta posição com 4% e Edson Braz (Rede) e Wesley Garcia (PSOL) com 1%.

Os números dos que não declararam votos em ninguém também continua alto. Brancos e Nulos somam 27% e não sabem ou não responderam (9%), ou seja, juntos, somam 36%.

O estudo revela, ainda, o nível de rejeição dos governadoriáveis. O governador José Eliton (PSDB) aparece como o que possui menor índice dentre os três principais pré-candidatos. Ele aparece com 20%, enquanto o senador Ronaldo Caiado (DEM) tem 25%, e o deputado federal Daniel Vilela (MDB) 21%.

Outro questionamento do levantamento era: Dentre estes possíveis candidatos a governador de Goiás, em qual o (a) Sr (a) não votaria de jeito nenhum? Os entrevistados, aqui, puderam citar mais de um candidato, o que faz o resultado ultrapassar 100%.

Não votariam de jeito nenhum nos pré-candidatos Kátia Maria (presidente do PT) e Edson Braz (Rede), 17% e 14% dos eleitores, respectivamente. O professor Weslei Garcia (Psol) obteve 11% de rejeição. Os eleitores que declararam que poderiam votar em qualquer candidatam somam 4%, enquanto os que não votariam em nenhum, 29%.

A pesquisa, realizada entre os dias 7 e 10 de julho, entrevistou 812 eleitores em 39 municípios do Estado e possui margem de erro máxima estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. O levantamento foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás sob o protocolo Nº GO‐03704/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR‐05247/2018 .

Deixe um comentário