IBGE: Centro-Oeste é a região onde motociclistas mais usam capacete

94,5% das pessoas abordadas na região responderam usar sempre o equipamento de proteção quando dirigiam motocicletas

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (2/6) mostram que a consciência de segurança no trânsito na região Centro-Oeste vai bem. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 94,5% das pessoas abordadas responderam que sempre usam capacete quando dirigem motocicletas.

Em segundo lugar vem a região Sul, com 93,9%, seguida pela Sudeste, com 90,4%. Com quase vinte pontos percentuais a menos, no Nordeste apenas 72,9% dos motociclistas sempre usam o equipamento de proteção e no Norte o número é ainda menor: 70,6%. Outro dado relevante é a diferença entre os números na área urbana e na rural: 87,1% é a média da primeira categoria, enquanto a da segunda é de apenas 68,3%.

Cinto de segurança

A pesquisa mostrou também que mais de 20% dos brasileiros não usam cinto de segurança quando sentam no banco da frente de carros, vans ou táxis. No Centro-Oeste, 81,5% dos entrevistados responderam que sempre usam o cinto nessa situação. A região brasileira com o maior percentual é o Sudeste, com 86,5%.

Já no caso de estarem sentados no banco de trás, os brasileiros deixam o cinto de lado. De acordo com o IBGE, 50,2% afirmaram usar sempre o cinto nessa circunstância. Na área rural foi constatado que esse hábito é ainda menos menos frequente, com um percentual de 44,8%, enquanto, na área urbana, foi de 51,1%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.