O Ibama mantém sob tratamento uma onça-parda que foi encontrada à beira da GO-080, na última terça-feira, 21, após ter sido atropelada e sofrido um impacto forte na cabeça.

O felino, um macho adulto da espécie Puma Concolor, conhecido em Goiás como suçuarana, foi localizado entre os municípios de Barro Alto e Goianésia, a 180 km ao norte de Goiânia. A equipe de resgate, composta pelo Corpo de Bombeiros de Goianésia e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, transportou o animal até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na capital.

Ao chegar ao local, a onça-parda apresentava múltiplas lesões, traumatismo craniano e luxação na vértebra, o que resultou na perda de movimento nas patas traseiras.

O estado de saúde do felino é considerado grave, e, após exames de imagem, está prevista a realização de tomografia e ressonância magnética para avaliar a extensão das lesões. Esses procedimentos serão conduzidos por uma equipe de neurologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Estatística

Este caso marca o terceiro atropelamento de onças-pardas na rodovia desde setembro. Duas delas foram encaminhadas ao Cetas, incluindo a atualmente em tratamento. A primeira passou por cirurgia, mas infelizmente não sobreviveu aos ferimentos.

Os atropelamentos representam um dos principais perigos para a fauna silvestre nativa, com aproximadamente dois milhões de animais de médio e grande porte sendo atropelados anualmente nas estradas do Brasil, conforme dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Caso as equipes do Cetas, Ibama e Instituto Floresta Cheia de Conservação Ambiental consigam salvar o animal, ele deverá ser reintegrado ao seu habitat natural.

Leia também: