Hutrin só tem atendido casos urgentíssimos, e prefeito de Trindade cobra medidas do Governo

OS afirma que isso se deve a um corte no contrato. Secretário de Estado de Saúde se comprometeu a enviar uma equipe ao local em busca de alternativas

Hutrin só tem atendido casos urgentíssimos, e prefeito de Trindade cobra medidas do Governo

Foto: Assessoria prefeitura de Trindade

Na manhã desta terça-feira, 4, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), e a secretária municipal de Saúde, Gercilene Branca, se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, para discutir a situação do Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin). 

A gestão municipal pediu providências, já que, atualmente, o hospital só tem conseguido atender o vermelho na classificação de risco, ou seja, pacientes cujo estado de saúde é considerado urgentíssimo. Os demais ficam na espera. A maioria procura a UPA Cristina 24h, sob a responsabilidade do município, o que sobrecarrega a unidade.

Corte

A secretária Gercilene Branca contou que, na semana passada, se reuniu com dirigentes da organização social (OS) Instituto CEM, responsável pela gestão do Hutrin. Eles explicaram que a limitação dos atendimentos a apenas casos considerados urgentíssimos se deve a corte de 30% no valor do contrato.

Em resposta, o secretário estadual garantiu que enviará uma equipe da pasta ao hospital ainda nesta terça, 4, para fazer uma avaliação técnica dos atendimentos e buscar alternativas para a demanda. 

Vacina

Jânio também cobrou resposta sobre uma solicitação de 2 mil doses de vacinas contra Influenza para Trindade, feita há dois meses. O prefeito se preocupa com a chegada da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, com grande fluxo de romeiros na cidade.

À época, a Superintendência de Vigilância do governo do Estado respondeu de forma negativa à solicitação. Com o novo pedido, o secretário, no entanto, ficou de fazer uma avaliação junto à equipe técnica e, se ainda existirem doses, decidir se as encaminha para a cidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.