Hospital São Pedro D’Alcântara da cidade de Goiás pode integrar programa Terceiro Turno da Saúde
26 julho 2018 às 14h59

COMPARTILHAR
Governador José Eliton fez tratativas com prefeita da cidade enquanto visitava o hospital. Obras da Clínica de Hemodiálise também foram vistoriadas

A última ação da agendo do governador José Eliton na cidade de Goiás, na manhã desta quinta-feira (26/7), incluiu visitas ao Hospital Municipal Caridade São Pedro D’Alcântara e ao canteiro de obras da Clínica de Hemodiálise, já em fase final de construção e que será referência no tratamento de pacientes renais crônicos de 17 municípios da região.
Na ocasião, o chefe do executivo do Estado iniciou as tratativas com a prefeita de Goiás, Selma Bastos, e com a direção do hospital São Pedro para que a unidade passe a integrar o programa Terceiro Turno da Saúde, já em vigor em outros hospitais.
Além da prefeita, José Eliton estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, João Batista Neto, e do presidente da Associação de Saúde São Pedro D’Alcântara (Aspag), parceira na construção da Clínica de Hemodiálise, frei dominicano Marcos Benedito Lacerda de Camargo.
De acordo com o governador “o Governo de Goiás renovou, na última semana, um convênio no valor de R$ 500 mil/mês até dezembro para o Hospital São Pedro D’Alcântara. O convênio foi firmado ainda em 2016 e atende o hospital nas áreas de urgência e emergência, que possui 30 leitos de enfermaria e outros 10 de UTI, oferecendo 870 cirurgias por mês”.
Já a Clínica de Hemodiálise é um projeto da Associação de Saúde São Pedro D’Alcântara (Aspag), instituição sem fins lucrativos, conta com a participação coletiva na arrecadação dos recursos para a execução do projeto e a manutenção do Hospital São Pedro.
A obra teve início em novembro de 2016, após acidente com uma van que matou três pessoas que iam para Goiânia para fazer hemodiálise. A previsão é de que seja concluída até o fim deste ano. A Associação estima que existam 90 pacientes na região com insuficiência renal crônica, viajando três vezes por semana para a capital para se submeter à hemodiálise. O governador afirmou que o Governo Estadual colaborará com recursos para finalizar as obras da unidade, e depois ajudará no custeio da manutenção.