O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, reinaugurou, nesta quarta-feira, 30, o Hospital Municipal Georges Hajjar, localizado no setor Leblon. A cerimônia reuniu autoridades municipais, profissionais de saúde e representantes da comunidade e marcou a entrega da unidade completamente reestruturada, agora sob a gestão da Organização Social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ).

O hospital funcionará exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e terá como foco principal internações clínicas reguladas pela central municipal. A unidade não será porta aberta para atendimentos de urgência e emergência, mas atuará como retaguarda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Em entrevista ao Jornal Opção, o prefeito Márcio Corrêa foi direto ao criticar a entrega anterior da unidade. Segundo ele, “o Hospital Georges Hajjar será entregue funcionando na semana do aniversário da cidade. Ele já havia sido entregue anteriormente. Qual foi o problema envolvendo esse hospital? Ele não tinha o mínimo necessário para funcionar. Foi uma obra entregue de forma eleitoreira, irresponsável e, eu diria, criminosa, porque não apresentava nenhuma condição de atendimento.”

O prefeito afirmou que, no momento em que assumiu a gestão, a unidade estava completamente inapta a funcionar: “Do ponto de vista da engenharia e da vigilância sanitária, era completamente inviável. Não havia tubulações para gás ou oxigênio, nem salas adequadas para esterilização de materiais. O hospital sequer possuía uma rampa de acesso, o que comprometia tanto o recebimento de insumos quanto a circulação de pacientes.”

A atual gestão afirma ter concluído todas as adequações exigidas pelos órgãos de fiscalização e vigilância sanitária, investindo em infraestrutura de qualidade e equipamentos adequados. “Havia uma série de pendências estruturais e sanitárias que impossibilitavam a abertura da unidade. Por isso, realizamos todas as adequações necessárias e estamos finalizando a obra”, afirmou o prefeito.

A reinauguração do hospital ocorre às vésperas do aniversário de Anápolis. A decisão de reabrir a unidade de forma plena foi descrita como parte fundamental do redesenho do sistema de saúde do município. “O Hospital Georges Hajjar será inaugurado já entrando em funcionamento imediatamente (…) Será fundamental dentro da remodelagem que estamos promovendo no sistema de saúde de Anápolis”, declarou Corrêa.

Além da importância estrutural da unidade, o prefeito destacou o aspecto financeiro como um diferencial do projeto. “Importante destacar que todas essas obras estão sendo realizadas com 100% de recursos próprios do município. Isso evita novos empréstimos e o pagamento de juros altíssimos, que comprometem ainda mais a saúde financeira da cidade.” Márcio Corrêa também reforçou que a gestão tem buscado parcerias estratégicas com os governos estadual e federal, priorizando a racionalização de recursos públicos em um cenário de crise econômica.

Hospital Georges Hajjar já foi inaugurado

Vale lembrar que o Hospital Georges Hajjar foi inicialmente inaugurado em dezembro de 2024, mas, já em janeiro de 2025, teve seu funcionamento interrompido por decisão da nova gestão, sob alegação de que a obra havia sido entregue “às pressas e de forma irregular”. Agora, com a entrega definitiva, a expectativa é de que a polêmica que envolveu a unidade nos últimos meses finalmente chegue ao fim.

A estrutura do hospital possui mais de 2.700 metros quadrados de área construída, com capacidade para atender até 96 pacientes. Entre os espaços disponíveis estão 32 apartamentos duplos hospitalares, 24 leitos para repouso clínico, salas de reabilitação, leitos de isolamento, além de banheiros e vestiários acessíveis.

A unidade também conta com uma central de abastecimento farmacêutico, sistema de geradores automatizados, refeitório, área de higienização e estacionamento, garantindo suporte completo para a equipe médica e conforto aos pacientes.

Leia também:

Ministério de Contas é acionado contra portaria que amplia terceirização dos CMEIs

Mabel sanciona lei que estabelece horário de funcionamento para distribuidoras de bebidas