Hospitais privados apontam impacto nas receitas, enquanto gastos com insumos crescem durante pandemia

Em nota, a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) informou que gastos com medicamentos subiu 70% durante crise de Covid-19, enquanto consumo de materiais de EPI cresceu 200%

Sala de cirurgia de um dos hospitais associados da Ahpaceg | Foto: Reprodução

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) divulgou nesta sexta-feira, 29, uma nota técnica em que informa o impacto da pandemia de Covid-19 no consumo de Equipamentos Proteção Individual (EPIs).

A nota assinada pelo presidente Haikal Helou diz que desde março desde ano, após os primeiros registros da doença no Brasil e em Goiás, a Central de Compras Ahpaceg tem enfrentado desafios diários, como o aumento do consumo dos insumos, reajustes abusivos de preços e também a escassez de alguns materiais e medicamentos.


“Para atender à demanda decorrente da pandemia e evitar a falta de medicamentos provocada pela escassez da oferta no mercado que já se estende a anestésicos, antibióticos e luvas, o volume global das últimas compras de insumos gerais (materiais e medicamentos) pela Ahpaceg cresceu mais de 70%”, fala a nota.

Ainda, ela aponta um acréscimo de 200% no consumo médio dos EPIs, como máscaras, luvas, óculos, capotes, gorros e propés. A associação divulgou uma tabela com consumo médio diário por paciente numa Unidade de Terapia Intensiva. Confira:


De acordo com o Bionexo de Compras da Ahpaceg, os custos dos materiais estão entre três e quatro vezes acima do preço médio normal. Com isso, a Ahpaceg informa que os caixas dos hospitais particulares estão fragilizadaos, pois além dos gastos superiores, a redução expressiva dos atendimentos eletivos também provoca queda na receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.