COMPARTILHAR

No 1º dia do horário eleitoral, a primeira propaganda a ser veiculada será da coligação com maior quantidade de votos – ou seja, a do governador Marconi Perillo

O horário eleitoral em Goiás para o segundo turno dessas eleições começa na próxima sexta-feira (10/10). A decisão foi feita em uma reunião na tarde da última terça-feira (7), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), com a presença de representantes de Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB), juntamente com emissoras de programa em rede, a Associação Goiana das Emissoras de Rádio e Televisão (Agoert), e integrantes da Tribunal, como o desembargador e presidente Walter Carlos Lemos.

Na reunião também foi estabelecido que no primeiro dia do horário eleitoral gratuito, a primeira propaganda a ser veiculada será da coligação com maior quantidade de votos – ou seja, a Coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, do governador Marconi Perillo. No decorrer dos outros dias, a ordem das apresentações se revezarão – desta forma, no sábado (11) o programa de Iris Rezende aparecerá antes.

Para o segundo turno das eleições à nível nacional, a propaganda eleitoral gratuita começa na próxima quinta-feira (9) às 20h30, na televisão. A decisão foi tomada também na última terça-feira (7), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo artigo 49 da Lei 9.504 (Lei das Eleições), a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV pode começar a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno.

Segundo resolução do TSE, a propaganda gratuita será veiculada em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos, iniciando-se às 7h e às 12h no rádio, e às 13h e às 20h30 na televisão (horário de Brasília). O tempo da propaganda é dividido igualmente entre os candidatos do segundo turno, sendo 10 minutos para cada.