Homologação do União Brasil faz Waldir já pensar em Federação partidária

Fusão do DEM e do PSL está na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); homologação deve ocorrer nesta terça-feira 

Prestes a ser confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, 8, a fusão entre o partido do governador Ronaldo Caiado, o Democratas, e o PSL, que é comandado pelo deputado Delegado Waldir, já anima o parlamentar. O deputado federal, inclusive, já estaria pensando no próximo passo: a federação partidária. A nível nacional, como adiantado pelo Jornal Opção, o partido teria conversas com o MDB e com o Podemos, no entanto, nenhum diálogo teria avançado no sentido de consolidar a federação. 

Apesar das conversas ainda incipientes, deputado Waldir explica que o União Brasil estará em festa hoje. Ele está confiante com a homologação da nova sigla. Depois deste momento de êxtase, o político diz que os dirigentes já vão partir para conversar com as outras siglas, “de preferência de Centro”, como são os casos de MDB e Podemos. “O parecer positivo deve ser dado, o União Brasil vai estar em festa com a homologação entre o PSL e o Democratas, depois vamos caminhar para o próximo passo, que é a Federação, que também vai nos fortalecer como uma força do Centro”, comentou o ainda social-liberal, que não quis adiantar se há conversas previstas para os próximos dias.  

O julgamento pelo TSE acontece quatro meses após a aprovação da união entre as duas siglas. Os partidos tiveram a fusão validada ainda em outubro do ano passado, durante convenção eleitoral conjunta, inclusive com a presença do governador Ronaldo Caiado. Na ocasião, o único voto contrário foi do ministro do Trabalho e da Previdência do Governo Federal, Onyx Lorenzoni, que votou contra fusão. 

Caso aprovado, os partidos deixarão os números 25 (do Democratas) e 17 (do PSL) para adotar o antigo código eleitoral do PRP, o 44. O número estava nas urnas durante o último pleito.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.