Homenagem a Paulo Garcia é oficializada em nome de UPA do Chácara do Governador

Unidade passou por uma reforma e desde a reinauguração, em setembro de 2020, tramitava na Câmara Municipal proposta de alteração do nome do antigo Cais da Chácara do Governador

Após de quase dois anos em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Chácara do Governador foi oficializada como UPA Paulo Garcia. O nome é uma referência ao último petista que administrou a Capital, entre 1 de abril de 2010 e 31 de dezembro de 2016. A oficialização foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 6, após a aprovação em definitivo da Câmara Municipal de Goiânia no último dia 15 de dezembro.  

A homenagem partiu do ex-prefeito Iris Rezende (MDB), que teve Paulo Garcia como vice do terceiro mandato do emedebista como chefe do Executivo goianiense, e tramitava na Câmara Municipal desde a reinauguração da Unidade de Pronto Atendimento, no mês de setembro de 2020, após nove meses fechada para a reforma que adequou a estrutura para o modelo de UPA. Antes da adequação, o local era um Centro de Assistência Integral de Saúde (Cais). Com a mudança, a unidade passou a contar atendimento clínico geral e pediátrico e também com estrutura ampliada.  

A justificativa do ex-prefeito para a homenagem era a de que Paulo Garcia, vice-prefeito dele entre os anos de 2009 e 2010, teve uma vida política importante no Estado até assumir a prefeitura em 2010, quando Iris deixou o cargo para se candidatar ao governo do Estado. “Visa homenagear o ex-prefeito, médico neurocirurgião e que teve uma vida política iniciada na área da saúde”, justificou.  

Trajetória

Paulo Garcia morreu no dia 30 de julho de 2017, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante. Médico, ele foi presidente da Unimed Goiânia e dirigente no Sistema Nacional Unimed; professor de Neurocirurgia e presidente do colegiado do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG); secretário da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro do Conselho Regional de Medicina de Goiás (CRM-GO); além de político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O terceiro prefeito de Goiânia pelo PT, depois de Darci Accorsi (1993 a 1996) e Pedro Wilson (2001 a 2004), Paulo Garcia também foi deputado estadual pela mesma legenda por dois mandatos, de 2002 a 2006 e de 2003 até 2007, nas 14ª e 15ª legislaturas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego); suplente de vereador na Câmara Municipal de Goiânia, em 2000; e secretário de organização do PT Municipal de Goiânia.

Foi eleito vice-prefeito de Goiânia no dia 5 de outubro de 2008, na chapa que reelegeu o prefeito Iris Rezende, em primeiro turno, com 74% os votos válidos, para chefe do Executivo municipal. Assumiu o Paço no dia 1º de abril de 2010, quando o então prefeito Iris Rezende renunciou ao cargo para disputar as eleições para governador do Estado de Goiás. Foi reeleito nas eleições de 2012, ainda no 1º turno, com mais de 57% dos votos válidos.

Paulo Garcia e Iris Rezende, ambos ex-prefeitos de Goiânia | Foto: Divulgação

Uma resposta para “Homenagem a Paulo Garcia é oficializada em nome de UPA do Chácara do Governador”

  1. Avatar vilsonia Camapum Carvalho disse:

    Nada mais justo. Justa homenagem ao ilustre prefeito Paulo Garcia e ao querido médico. Acredito que os funcionários da Prefeitura de Goiânia, estejam , assim como eu, felizes com esta homenagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.