Homem passa mal em rua de Santa Terezinha de Goiás, mas ambulância não tem motorista disponível para o resgate; vídeo
10 setembro 2024 às 18h46
COMPARTILHAR
Um vídeo que circula nas redes sociais feito na cidade de Santa Terezinha de Goiás, localizada ao norte do estado de Goiás e com aproximadamente dez mil habitantes, expõe um suposto descaso da gestão municipal com a saúde do município. O vídeo mostra um homem em má condição, deitado no chão de uma rua, em uma cena chocante. “Chamei socorro, mas a ambulância do hospital municipal não tem motoristas”, afirma a pessoa que grava a cena.
O homem que filma pede ajuda a um transeunte para socorrer a vítima. No entanto, a pessoa questiona se o socorro já foi acionado, ao que o homem responde indignado: “Não há motorista para a ambulância e, além disso, só há um médico, que é estagiário. Eu estava passando por aqui e vi ele nessa situação. Olhe como está, é difícil, viu…”
Em outro vídeo, uma enfermeira se oferece para ajudar, mas o homem informa que já acionou o socorro e acrescenta: “Se Deus não tiver misericórdia, ele vai acabar morrendo aí…”
A reportagem conseguiu entrar em contato com o homem que fez o vídeo, mas ele pediu para não ser identificado, temendo represálias na cidade. Ele relata que várias pessoas passaram pelo homem caído, pensando que era um bêbado. No entanto, ao perceber que sua boca estava sangrando, ele suspeitou de algo mais grave.
“Liguei para o socorro, mas me disseram que a ambulância não tinha motorista e que no hospital havia apenas um estagiário. Após cerca de 40 minutos, a ambulância apareceu conduzida por um médico”, conta ele.
Segundo o homem, a vítima, chamada Elias, tem problemas cardíacos e epilepsia, e é morador de uma cidade vizinha a Santa Terezinha de Goiás.
Resposta da Secretaria de Saúde
De acordo com Kenia Augusta, Secretária de Saúde do município, ambos os motoristas de plantão estavam em ocorrências, incluindo a ambulância do SAMU. A secretária esclarece que, naquele dia, havia um médico e um estagiário no hospital, supervisionados por médicos plantonistas. “Quando ligaram pedindo uma ambulância para socorrer o senhor Elias, o médico de plantão se prontificou a ir ao local para realizar o devido socorro”, afirmou a secretária.
Ela também informou que o homem é residente de Campos Verdes e estava em crise epilética e sob efeito de substâncias alcoólicas. Segundo a secretária, o paciente foi socorrido e, após a estabilização de seu quadro, foi liberado.
Atenção: cenas sensíveis
Leia também:
Batalhão Rural desmonta esquema de roubo de gado no Norte de Goiás
Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás compra avião de brinquedo por preço de avião de verdade