Giacomo Chiapparini, um queijeiro italiano de 74 anos, morreu na noite do domingo, 6, após ser esmagado por várias peças de queijo Grana Padana em sua fábrica de maturação, localizada em Bergamo, no norte da Itália, de acordo com informações fornecidas pelas autoridades locais.

Chiapparini adentrou a sala de maturação para realizar uma verificação no robô automático utilizado na limpeza das peças de queijo durante o processo de maturação na instalação de armazenamento pertencente à sua empresa, situada na propriedade onde ele e sua família residiam e trabalhavam.

No momento do acidente, aproximadamente 10 corredores de prateleiras, que se estendiam do chão ao teto, continham cerca de 1.600 peças de queijo cada, totalizando 16.000 fragmentos de queijo. A causa precisa do colapso inicial, que desencadeou o que as autoridades descreveram como um “efeito cascata”, resultando na morte do queijeiro, ainda não está clara.

Por volta das 21h do domingo, equipes policiais, bombeiros e serviços de ambulância foram acionados ao local, juntamente com outras autoridades locais. O corpo de Chiapparini foi encontrado sob os montantes de queijo após mais de 11 horas de buscas. O falecido foi identificado por seus familiares. O funeral está programado para ocorrer nesta quinta-feira, 10.

A empresa de Chiapparini, especializada na produção de queijo Grana Padana, foi estabelecida no final da década de 1970. A fábrica produz aproximadamente 15.000 rodas de queijo Grana Padana anualmente, utilizando leite de vacas criadas na própria instalação, como indicado no site da companhia. O queijo passa por um processo de maturação que varia entre 12 e 70 meses.

Leia também: