Hipnobirthing: conheça a técnica que promete parto totalmente sem dor

Método foi utilizado por Kate Middleton durante nascimento do terceiro filho da duquesa

Ter um parto natural e completamente sem dor é o sonho de quase todas as gestantes. Agora, uma técnica da hipnose, a hipnobirthing, promete transformar o desejo em realidade.

Ainda pouco conhecida, a hipnobirthing começou a ganhar mais adeptos depois que uma famosa se utilizou da técnica. Trata-se da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que usou a hipnose como ferramenta de controle da dor durante o nascimento do terceiro filho.

O hipnólogo Lenilson Rezende diz que algumas pesquisas já comprovaram que a dor está na mente e não no corpo físico como muitos imaginam, por isso, a hipnose é eficiente no seu controle.

“Em alguns casos, no momento do parto, a dor desaparece totalmente. Já com outras pessoas pode haver apenas uma diminuição, fazendo com que a pessoa sinta menos dor do que sentiria sem a hipnose”.

O especialista ressalta que para obter melhores resultados com a técnica, o ideal é que a gestante faça algumas sessões de hipnose antes do parto, durante a gravidez. Nessa fase, o hipnólogo explica ainda que a hipnose pode ajudar a reduzir sintomas como enjoos, mau humor, alterações hormonais e tudo que estiver ligado ao equilíbrio emocional.

Por ser pouco utilizada, ainda não existe regulamentação específica sobre a utilização da técnica em hospitais e maternidades. Em Goiânia, por exemplo, não se tem conhecimento de partos realizados com o método hipnobirthing.

O mais recomendado para quem deseja se beneficiar da técnica é encontrar um médico obstetra que tenha conhecimento sobre a utilização da hipnose no parto.

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Vanessa Borges

Olá. Sou Vanessa Borges, Hipnoterapeuta Clínica. A Hipnose é uma ferramenta considerada uma prática integrativa, utilizada como complemento ou com atuação direta. Não há relação com a formação médica ou a necessidade de ser médico para utilizar-se da hipnose. A técnica de hipnose para parto, trabalha de modo colaborativo e integrativo ao obstetra. A hipnose atua como ferramenta para controle da dor (efetivo em outras áreas, tais como odontologia) auxiliando de modo sistêmico todo processo de gestação e parto.