Hillary Clinton afirma que Rússia hackeou e-mails de comitê democrata

Especialistas em cibersegurança e autoridades norte-americanas afirmaram acreditar que Rússia planejou divulgação de e-mails para favorecer Donald Trump

A candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, afirmou que os serviços de inteligência russos hackearam computadores do Comitê Democrata Nacional (DNC, na sigla em inglês). Ela ainda acusou o republicano Donald Trump de demonstrar apoio ao presidente russo Vladimir Putin.

“Sabemos que os serviços de inteligência russos violaram o sistema informático do Comitê Nacional Democrático. E sabemos que fizeram isso para aqueles e-mails serem publicados. Também sabemos que Donald Trump mostrou uma preocupante tendência de apoio a Putin”, disse Hillary em entrevista ao Fox News Sunday.

Embora os Estados Unidos não tenham acusado publicamente a Rússia pela invasão aos computadores do DNC, especialistas em cibersegurança e autoridades dos Estados Unidos disseram acreditar que a Rússia tenha projetado a divulgação dos emails como forma de influenciar as eleições presidenciais norte-americanas.

Neste mês, o site WikiLeaks divulgou e-mails comprometedores da campanha de Hillary. Neles, membros de sua equipe debatem estratégias para vencer o senador por Vermont Bernie Sanders, seu ex-adversário nas primárias democratas. O ciberataque está sendo investigado pelo FBI.

Durante a entrevista, Hillary foi perguntada se acreditava que Putin queria que Trump fosse o vencedor da disputa pela Casa Branca. A candidata afirmou que não se aventuraria a dar essa conclusão. “Mas eu acho que abrir os fatos levantam sérias questões sobre a interferência russa nas nossas eleições, na nossa democracia”, afirmou.

O empresário Donald Trump e o presidente russo já trocaram elogios públicos. Putin chegou a dizer, em junho, que o candidato republicano é “uma pessoa brilhante”. (Com informações da Agência Brasil e Reuters)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.