HGG alcança título de 4º maior centro de transplantes renais do país

Unidade registrou 18% de aumento em operações no primeiro semestre deste ano, atingindo marca de 431 procedimentos desde o início do serviço

O Hospital Geral de Goiás (HGG) se consolidou nesta semana como o 4º maior centro de transplantes renais do país. Em detalhamento sobre o título, o Governo Estadual destaca que no primeiro semestre de 2020 o aumento dos procedimentos alcançou 18%, totalizando 431 operações desde que o serviço foi iniciado na unidade, em 2017.   

Gerido pelo Executivo goiano por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade se torna referência nacional, dispondo de equipe formada por nefrologistas, urologistas, anestesistas, clínicos e cirurgiões gerais e demais especialidades multiprofissionais, informa nota.

“O HGG tem uma boa estrutura, o que garantiu que mantivéssemos o fluxo normal de transplantes sem interrupções durante esse período em que vários centros transplantadores do País não conseguiram fazer isso e alguns hospitais precisaram parar suas atividades por também serem referência de atendimento de Covid-19”, afirma o diretor-técnico do HGG, Durval Pedroso.

Mesmo durante pandemia

Entre os meses de janeiro e junho de 2020, foram realizados 78 transplantes de rim no HGG, 18% a mais que no mesmo período em 2019. Durval explica que, mesmo em tempos de pandemia, é importante dar andamento a esses atendimentos, para que os pacientes na fila de espera não sejam ainda mais prejudicados por demora ou atraso na realização do transplante.

“Nas salas de hemodiálise, existem aglomerados de pessoas que vêm de todas as partes do Estado, em um ambiente fechado, com ar-condicionado ligado, para manter os equipamentos funcionando. Uma vez que o paciente é transplantado, ele fica isolado, sem contato com outras pessoas, e isso foi um dos motivos que fez o Serviço Nacional dos Transplantes (SNT) não ver a possibilidade de interromper o serviço de transplante mesmo durante a pandemia”, afirma o diretor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.