Hemorrede registra queda de 36% em doações de sangue em Goiás e faz campanha para incentivar doadores

Diretora da rede afirma que redução não acompanha demanda pelas bolsas, que está aumentando

A Hemorrede Pública de Goiás registou queda de 36% no volume de doações de sangue nos últimos dois meses. A redução preocupa a administração, que destaca aumento da demanda pelas bolsas.

De acordo com a diretora da rede, Denyse Goulart, a média de bolsas recebidas é de 3,5 mil por mês, mas a demanda de distribuição para todo o Estado está chegando a 3,8 mil. A gestora destaca que as doações são utilizadas em diversas demandas da saúde, desde procedimentos de transplantes a até atendimento a acidentes de transito.

Para Denyse a queda pode estar relacionada à retomada das atividades, já que agora a população estaria com menos tempo para fazer as doações. “As pessoas estavam mais disponíveis para a doação. Agora depois que o comércio reabriu observamos essa queda”, explica a diretora.

Quem pode doar

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Atentos aos cuidados com o doador, a Hemorrede Pública de Goiás também criou o serviço de agendamento online, pelo site agenda.hemocentro.org.br, e pelo telefone 0800 642 0457, para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer uma doação de sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.