Os bombeiros irão abordar usuários de transporte público em Goiânia, explicando o processo de doação de sangue, além da importância de ser um doador

Lançamento da campanha “Neste Carnaval, seja um herói você também: Doe sangue! Doe vida”, na última segunda-feira (2/2) / Foto: Hemocentro de Goiás/ SES
Um grupo de bombeiros estará na próxima quarta-feira (4/2), no Terminal da Praça A, em Goiânia, das 7 horas às 9h30 orientando a população sobre a importância de doar sangue.
A ação faz parte da campanha “Neste Carnaval, seja um herói você também: Doe sangue! Doe vida”, lançada na última segunda-feira (2) com a presença do secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela. O projeto foi idealizado pelo Hemocentro em conjunto com o Corpo de Bombeiros, além do apoio da Metrobus.
Os bombeiros irão abordar usuários de transporte público, explicando o processo de doação de sangue, além da importância de ser um doador. A Metrobus também divulgará frases alusivas à campanha nos letreiros externos dos ônibus, onde geralmente divulga-se o itinerário de cada rota.
O objetivo da campanha é garantir maior abastecimento de bolsas de sangue antes do Carnaval, época em que a demanda por transfusões nos hospitais aumenta cerca de 40%.
A meta do Hemocentro é de obter, no mínimo, um estoque de 700 bolsas de sangue até a sexta-feira que antecede o Carnaval, 13 de fevereiro. O estoque de sangue no Hemocentro varia diariamente, mas o ideal é que se coletem 150 bolsas por dia na unidade.
Para doar sangue, a pessoa deve pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos). Menores de 18 anos precisam de autorização. Antes de doar sangue, todos passam por triagem com a finalidade de constatar adversidades que impeçam a pessoa de ser doadora.
Deixe uma resposta