Instituto Histórico e Geográfico de Goiás lança Hemeroteca Digital

Disponível em https://hemeroteca.ihgg.org/, a coleção virtual disponibiliza jornais, revistas e periódicos com quase um século de idade, de 23 municípios de Goiás e do Brasil

Foto: Reprodução / Hemeroteca da Biblioteca Nacional

O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) lançou nesta segunda-feira, 16, a Hemeroteca Digital IHGG. A plataforma contem jornais, revistas e obras em série editadas em 23 municípios goianos e brasileiros. O destaque é o jornal “Primeira Hora”, periódico pioneiro de 1957, o primeiro a circular em Brasília. O lançamento é anunciado no dia em que a atual gestão completa 100 dias à frente do IHGG.

O presidente do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça, chama a atenção ainda para relevantes jornais publicados em Itumbiara, Orizona, Jataí, Rio Verde, Goiandira, Caldas Novas, Ipameri, Anápolis, Buriti Alegre, Caçu, Catalão, Corumbá, Fornosa, Goiânia, Goiás, Itaberaí, Morrinhos, Pirenópolis, Pires do Rio, Uberlândia (MG) e São Paulo (SP).

O público também tem acesso aos números iniciais da primeira revista sobre educação em Goiás, a “Revista de Educação” (1937). Também está disponível o exemplar número 1 da “Revista do IHGG” (1940) e da “Revista Goiana de Jurisprudência e Legislação” (1939), do Tribunal de Justiça.

“A despeito de integrar o campo dos manuscritos, não poderíamos deixar de dar publicidade a duas cartas originais da princesa Isabel, dirigidas ao seu genitor, Dom Pedro II, em 1868, missivas essas integrantes do rico acervo do IHGG”, afirma Jales Guedes Coelho Mendonça. O diretor diz que o projeto da hemeroteca está apenas se iniciando, e que novos periódicos irão no futuro enriquecer a coleção digital.

Jales Guedes Coelho Mendonça conclui a entrevista citando uma passagem de Walt Disney: “Ao inaugurar o gigantesco complexo de lazer nos Estados Unidos, com alguns brinquedos ainda inacabados, Walt Disney foi questionado pela imprensa sobre tal fato. Ele sagazmente respondeu que a Disneylândia nunca estará completa. A Hemeroteca Digital IHGG também não”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.