No início da pandemia, os estoques diminuíram em 40%; HC faz conscientização para ampliar doações

Foto: Divulgação

O Hemocentro do Hospital das Clínicas de Goiás  está em alerta desde o começo da transmissão do novo coronavírus. Isso porque o estoque de bolsas de sangue já havia começado a cair em fevereiro por causa do carnaval. O número de doadores diminuiu ainda mais desde os primeiros casos de Covid-19 registrados no Estado.

De acordo com a hematologista do HC, Luciana Cardoso, no início da pandemia, houve queda de 40% no banco de sangue da unidade de saúde. O que foi preocupante. Com isso, passaram a adotar medidas para tentar retomar, se não os níveis normais, parte suficiente dos estoques de sangue.

Assim, além das medidas sanitárias comuns, o hemocentro do HC passou a adotar o agendamento e adotou adaptações de distanciamento mínimo de 2 metros, com cadeiras zebradas.

Nesta quarta-feira, 22, por exemplo, o banco de sangue estava trabalhando 15% abaixo do considerado normal. As medidas adotadas dão segurança para os doadores de sangue e evitam aglomeração.

Segundo enfatiza Luciana Cardoso, todos o espaço e colaboradores do HC estão preparados para receber o doador. Ela ainda lembra que não há risco de contaminação por Covid-19 por doação de sangue e nenhuma evidência científica quando a isso. “É absolutamente seguro doar sangue e o espaço está preparado, basta agendar”, afirma.

Para evitar aglomerações, garantindo assim a segurança dos doadores, os interessados em fazer doação deverão fazer o agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h, por meio do telefone (62)3269-8326. No atendimento para o agendamento, são repassadas as informações necessárias para o procedimento.