Hapvida é autuada por suposta negligência no atendimento médico

13 abril 2024 às 13h13

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A Hapvida Assistência Médica SA foi autuada pelo Procon Goiás na sexta-feira, 12, após denúncias devido a supostos problemas graves de prestação de serviço. Segundo o órgão de defesa do consumidor, agentes teriam encontrado dezenas de pacientes, incluindo idosos, enfrentando longas esperas por atendimento, medicação e internação. Ainda conforme a denúncia, alguns deles em condições inadequadas de acomodação.
Durante a operação, uma idosa de 64 anos relatou que esperou desde 9h até as 14h para ser medicada no pronto-socorro. Outro paciente, de 41 anos, após buscar atendimento na quinta-feira, 11, às 18h, só conseguiu realizar os exames necessários na sexta, às 11h50, e até as 16h ainda aguardava os resultados.
A empresa foi autuada por negligência na prestação de serviço. As consequências podem resultar em multas que variam de R$ 754 a R$ 11 milhões, dependendo do dano causado, da gravidade da situação e do faturamento da empresa.
Ainda de acordo com o Procon Goiás, mesmo após a primeira intervenção, o órgão continuou recebendo relatos de que a situação no hospital não havia melhorado.
Agentes realizaram uma nova operação durante a noite, percorrendo diferentes áreas do hospital e constatando que o atendimento ainda estava abaixo do padrão. Funcionários relataram estar sobrecarregados, incapazes de atender a demanda de pacientes.
Na operação noturna, o Procon alega que ficou claro que alguns pacientes que estavam presentes durante a fiscalização da tarde ainda não haviam recebido atendimento adequado. Isso levou à documentação de uma recorrência da má prestação de serviço por parte do hospital.
O Procon Goiás ainda informou que está considerando realizar uma nova operação na próxima semana para garantir que as questões sejam devidamente resolvidas.
A assessoria de imprensa da Hapvida Assistência Médica SA comentou o caso em nota enviada ao Jornal Opção:
O compromisso da empresa é prestar o melhor atendimento aos seus clientes. No que se refere à autuação do Procon-GO, a empresa prestará todos os esclarecimentos no prazo estipulado pelo órgão estadual e antecipa que está tomando todas as medidas necessárias para aprimorar e adequar os serviços prestados na unidade.
A companhia esclarece também que todos os pacientes que deram entrada ontem na unidade de emergência passaram por atendimento médico e já estavam com encaminhamentos para medicações e exames. No ato da fiscalização, a unidade contava com 11 médicos para atender a demanda, que cresceu nas últimas semanas, em função das epidemias de dengue e Covid-19, em todas as unidades de saúde pública e privadas do país.
E, por fim, em relação à qualidade do atendimento médico, isso é uma preocupação constante da empresa. Tanto que, após o atendimento, os clientes podem fazer a avaliação dos profissionais e da infraestrutura no Programa Cinco Estrelas, em que há um acompanhamento da atuação da equipe.
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