Há pouco menos de um mês para o primeiro turno das eleições municipais, marcado para 6 de outubro, os candidatos à prefeitura de Goiânia finalizaram seus planos de governo e elencaram suas prioridades para uma eventual gestão. Os planos dos sete candidatos ao Paço já estão disponíveis no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e elencam as prioridades.

O Jornal Opção analisou as propostas, que são apresentadas durante a propaganda eleitoral, redes sociais e em debates, e listou os principais pontos das propostas de cada candidato à Prefeitura de Goiânia.

Os planos de governo foram elaborados em eixos de atuação do poder público. Entre os planos, os de Sandro Mabel (UB) e Fred Rodrigues (PL), são estruturados em três e seis eixos e tem algo em comum: o foco na gestão, investimentos em mobilidade e saúde.

Já Adriana Accorsi (PT), optou por trazer de volta o projeto petista de cidade sustentável. O plano de governo da candidata também fala de inclusão. As propostas de Accorsi são estruturadas em nove eixos de atuação.

O candidato da Unidade Popular, Professor Pantaleão, tem como principal foco o combate às desigualdades e a ampliação da luta da classe trabalhadora. Entre os pilares também consta a mobilidade urbana. O candidato propõe a reestatização das empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade e também a realização de um planejamento para implantação da tarifa zero em Goiânia.

Vanderlan Cardoso (PSD) apenas atualizou seu plano de governo em relação à última eleição, na qual foi derrotado por Maguito Vilela (MDB). O documento possui sete eixos estruturantes e tem como principal ponto a diminuição da máquina pública e também na reorganização da gestão municipal.

O atual prefeito e candidato à reeleição, Rogério Cruz (SD) tem seu plano de governo focado na melhoria da qualidade de vida na capital. O documento elaborado por Cruz e sua equipe tem como foco a mobilidade urbana, saúde e investimentos tecnológicos.

Por fim, o candidato do PSDB, Matheus Ribeiro, foi o último a anexar seu plano de governo no sistema do TSE. O documento é estruturado em quatro eixos principais: Cidadão, Cidade, Gestão e Inovação. O plano tem como foco a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com foco em saúde, educação, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Veja as principais propostas dos candidatos

Adriana Accorsi

O objetivo do Plano de Governo de Adriana Accorsi é encontrar uma maneira de resolver a crise de gestão que afeta a cidade. O plano propõe uma gestão contemporânea, sustentável e inclusiva que prioriza o bem-estar da cidade e dos indivíduos. Saúde, educação, mobilidade e segurança pública são os principais eixos.

  • Conclusão de Obras: O plano prevê a conclusão de obras importantes para a cidade, como o Parque Macambira-Anicuns, a Avenida Leste-Oeste e o BRT (Bus Rapid Transit), visando melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana.
  • Educação: Accorsi propõe a construção de 25 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para ampliar o acesso à educação infantil, além de abordar problemas como a falta de vagas, obras inacabadas e o déficit de profissionais na educação.
  • Saúde: O plano visa melhorar a saúde pública com foco na atenção básica e na integração dos serviços. A candidata aponta desafios como a ineficiência no atendimento, a fragilização do Programa Mais Médicos e a falta de integração entre os serviços de saúde.
  • Cultura: O documento propõe fortalecer as políticas culturais, revitalizar espaços culturais e apoiar a produção artística na cidade.
  • Inclusão Social: Accorsi pretende implementar políticas para a comunidade LGBTQIA+, jovens, mulheres e outras minorias, promovendo a inclusão social em Goiânia.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente: O plano foca na melhoria da infraestrutura verde e na gestão hídrica, com a construção de uma rede de bacias de retenção de água para lidar com os desafios das mudanças climáticas.
  • Mobilidade: Accorsi planeja melhorar a mobilidade urbana, incluindo o transporte público, com a ampliação da rede de corredores exclusivos de ônibus, e a mobilidade ativa, com a expansão da infraestrutura cicloviária.
  • Gestão: A candidata pretende investir em infraestrutura social, promover a transformação digital, modernizar a gestão fiscal e promover o desenvolvimento econômico de Goiânia.
  • Segurança Pública: Accorsi visa aprimorar a segurança pública com a criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública e a implementação de medidas como videomonitoramento, além de uma abordagem preventiva que envolve a educação e assistência social.

Fred Rodrigues

O candidato do PL, Fred Rodrigues, tem seu plano dividido em seis eixos: gestão pública, mobilidade, saúde, educação, segurança pública e liberdade econômica. Segundo Fred, o ponto principal, no entanto, é a governança, a qual ele busca uma gestão sem “indicações políticas” e “conchavos”, colocando em sua administração pessoas capacitadas para fazer o melhor trabalho.

  • Gestão Pública: Fred quer modernizar a administração pública, tornando-a mais eficiente, transparente e próxima do cidadão. O foco é garantir que os recursos públicos sejam usados de forma responsável e que a população tenha acesso às informações sobre a gestão municipal.
  • Liberdade Econômica: O eixo visa criar um ambiente mais favorável para empresas e empreendedores em Goiânia. A ideia central é desburocratizar os processos de abertura de empresas, tornando a cidade mais atrativa para investimentos.
  • Segurança Pública: Para a Segurança e Ordem Pública, o plano tem como objetivo principal combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população. Para isso, o documento propõe ações para fortalecer a Guarda Civil Metropolitana, ampliar o videomonitoramento, combater o tráfico de drogas e proteger grupos vulneráveis
  • Mobilidade: Já na Mobilidade, as propostas visam solucionar os problemas de trânsito, melhorar a infraestrutura da cidade e oferecer opções de transporte público e individual eficientes. O objetivo é tornar Goiânia uma cidade mais organizada, acessível e com melhor qualidade de vida.
  • Educação: Com foco na educação básica, o plano de governo tem como prioridade o desenvolvimento integral do aluno. As propostas incluem desde a ampliação do acesso à educação infantil até a implementação de modelos pedagógicos diferenciados e programas de prevenção às drogas.
  • Saúde: Para a Saúde, Fred propões reestruturar o sistema municipal de saúde, garantindo atendimento de qualidade para a população. As propostas visam solucionar problemas como filas de espera, falta de medicamentos e estrutura precária, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde.

Mabel

O plano de governo de Sandro Mabel para Goiânia é estruturado em torno de três eixos principais: a cidade, o cidadão e a administração. Mabel se apresenta como um gestor experiente e se compromete a usar sua experiência política e empresarial para melhorar a cidade.

  • Gestão: Mabel propõe um modelo de Gestão Empreendedora, visando uma administração pública mais eficiente, inovadora e focada em resultados. Entre as propostas está a criação de Regiões Administrativas para descentralizar a administração municipal e aproximar os serviços da população.
  • Educação: O documento apontam a importância da alfabetização na idade certa, com a implementação de políticas em consonância com programas estaduais e federais. Entre as propostas estão a ampliação da educação em tempo integral, melhoria da infraestrutura escolar e a valorização dos professores.
  • Saúde: Para a saúde, o documento propõe a criação de uma rede de atenção à saúde da mulher, abrangendo desde a adolescência até a vida adulta. Além disso, a saúde mental também é foco. Mabel propõe a oferta de serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico. Além disso, também consta a criação de um Hospital Geral Municipal para suprir uma carência na rede de saúde da cidade.
  • Mobilidade: Para a mobilidade, o candidato quer implementar o Projeto Nova RMTC para concluir as obras do BRT. Mabel também propõe a renovação da frota de ônibus e o aumento da segurança no transporte público. Por fim, o governista quer construir um Anel Viário Metropolitano e integrar a região metropolitana da capital.
  • Cultura: O candidato propõe democratizar o acesso a recursos do Fundo Municipal de Cultura e criar um hub dedicado à música sertaneja. Além disso, Mabel quer revitalizar o patrimônio da Art Déco e promover atividades culturais nas periferias.
  • Segurança Pública: O plano aponta a criação de um “cinturão digital” de videomonitoramento, o desenvolvimento de um aplicativo para mulheres em situação de risco e o fortalecimento da Guarda Municipal. Outro ponto mencionado é a expansão da Patrulha Maria da Penha e a integração com a segurança pública estadual.

Matheus Ribeiro

O Plano de Governo de Matheus Ribeiro para a Prefeitura de Goiânia se concentra em quatro eixos principais: cidadão, cidade, gestão e inovação. O objetivo é transformar Goiânia em uma cidade inovadora, democrática e com qualidade de vida para todos.

  • Saúde: O eixo Cidadão na área da saúde visa fortalecer a saúde pública com foco na prevenção e no atendimento de qualidade. As principais propostas incluem o fortalecimento da atenção primária, melhoria das condições de trabalho de profissionais da saúde, ampliação do horário de funcionamento de UBSs e a recuperação do SAMU.
  • Educação: Para a educação, o candidato defende uma educação de qualidade, valorizando os profissionais e investindo em infraestrutura. Matheus Ribeiro propõe a eliminação do déficit de vagas em creches, a implementação de escolas em tempo integral, a criação de um plano de cargos e salários atrativos para profissionais da educação e o incentivo ao ensino técnico e tecnológico.
  • Cultura: Já na Cultura, Matheus Ribeiro busca fomentar a cultura local e fazer com que ela se torne acessível à população. Para que isso aconteça, o candidato visa restaurar o patrimônio público arquitetônico em art déco, transformar o Bosque dos Buritis em um centro de artes e cultura e democratizar a Lei de Incentivo à Cultura.
  • Mobilidade: Na mobilidade, o candidato quer fazer com que o transporte público seja eficiente e acessível. Entre as propostas estão a negociação da tarifa de R$ 1,00 para o Eixo Anhanguera como passo para a tarifa zero, a conclusão do BRT e a busca de financiamento para o VLT e a criação de vias alimentadoras para os grandes eixos de transporte.
  • Gestão: Para sua gestão, Matheus aponta que busca otimizar a administração pública buscando e a desburocratização. Além disso, o tucano afirma que buscará a valorização de servidores públicos com cursos de capacitação e melhoria de planos de carreira. Por fim, o candidato quer promover a participação da população na gestão municipal.

Professor Pantaleão

O objetivo do programa de governo da Unidade Popular (UP), que tem como candidato para a Prefeitura de Goiânia Professor Pantaleão, é construir uma sociedade socialista e combater as desigualdades sociais. A melhoria da vida dos grupos marginalizados e da classe trabalhadora é uma das muitas áreas que estão incluídas nas propostas.

  • Geração de emprego e justiça social: Pantaleão busca a criação de frentes de trabalho em obras públicas, revisão dos direitos trabalhistas, taxação de grandes fortunas e combate à precarização do trabalho.
  • Mobilidade urbana: O plano de governo propõe a auditoria e finalização das obras do BRT, reestatização das empresas de transporte coletivo, tarifa zero nos fins de semana, investimento em metrô e ampliação do sistema cicloviário.
  • Cultura: As propostas se resumem ao fortalecimento dos centros culturais, fim da criminalização de eventos de rua, criação de espaços culturais itinerantes e cumprimento da Lei Municipal de Cultura.
  • Saúde: O candidato quer fortalecer a atenção básica, ampliar do Programa de Saúde da Família, concluir obras de unidades de saúde, garantir o acesso a atendimento psicológico e valorizar os profissionais da saúde.
  • Educação: No plano de governo, a UP propõe a revogação do Novo Ensino Médio, o combate ao analfabetismo, inclusão de projetos de educação sexual nas escolas, fortalecimento do EJA, ampliação dos CMEIs e implementação de bibliotecas.
  • Segurança pública: As propostas tem como foco o fortalecimento da segurança primária, desmilitarização da Guarda Municipal, criação de conselhos comunitários de segurança e investimento em políticas preventivas.
  • Moradia: Pantaleão explícita seu desejo pelo combate à especulação imobiliária, democratização da propriedade da terra, destinação de imóveis vazios para moradia popular e planejamento urbano que atenda às necessidades da população.

Rogério Cruz

O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD), elaborou seu plano de governo em todo da melhoria da qualidade de vida para a população da capital. Rogério tem como foco a mobilidade urbana, saúde, assistência social, educação, cultura e desenvolvimento econômico.

  • Mobilidade: O plano propõe a criação de um monotrilho suspenso na Avenida Anhanguera, com extensão entre 10 e 14 quilômetros. Além disso, Rogério quer desenvolver um aplicativo que integra o transporte público e privado, que deve fornecer informações sobre rotas, horários e tarifas, além de facilitar a compra de passagens.
  • Saúde: Para a saúde, Rogério pretende reduzir o tempo de espera para consultas especializadas, terapias continuadas e exames. Outro ponto citado é a ampliação da cobertura da atenção primária e a implantação da telemedicina para facilitar o acesso a consultas médicas e especializadas.
  • Educação: Nesse ponto, o candidato tem como objetivo modernizar, ampliar e reformar escolas, além de promover a formação continuada de profissionais da educação. No plano, Rogério e sua equipe também citam a expansão de programas de inclusão, profissionalização da educação de tempo integral no ensino fundamental.
  • Cultura: A cultura também é mencionada no documento. Para o setor, Rogério quer implementar galerias de arte a céu aberto, exibindo obras contemporâneas e digitais, criar um festival anual para celebrar a diversidade artística e cultural da cidade e uma plataforma digital para promover a cultura local e conectar artistas ao público.
  • Segurança: Para um eventual segundo mandato, Rogério Cruz acredita que deve se investir em policiamento comunitário, com foco na prevenção ao crime e no respeito aos direitos humanos. Além disso, o plano propõe a ampliação do efetivo da GCM, com investimento em treinamento e infraestrutura e das políticas de proteção à mulher, com foco no combate à violência doméstica.

Vanderlan Cardoso

O candidato do PSD, Vanderlan Cardoso, elenca sete pontos que considera essenciais para uma eventual gestão na capital. Entram nessas propostas a reorganização da administração; melhoria na mobilidade urbana; melhoria na educação; aperfeiçoamento das atribuição da guarda municipal; políticas sociais de inclusão e amparo para crianças, jovens, idosos e mulheres, além de pessoas em vulnerabilidade e preparação da cidade para o desenvolvimento e evolução tecnológica.

  • Mobilidade: O plano visa melhorar o transporte público, se concentrando na integração de modais e na construção de corredores de ônibus, além da conclusão de obras que ainda não foram concluídas com o objetivo de reduzir o desperdício e melhorar o trânsito. Além disso, as propostas de Vanderlan envolvem preparar as cidades para tecnologias como carros elétricos e autônomos e promover melhorias na infraestrutura e organização de feiras e mercados.
  • Saúde: Vanderlan sugere aumentar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, focando na expansão da Estratégia de Saúde da Família, na criação de Policlínicas e no atendimento domiciliar. A prevenção é priorizada por meio de programas como “Vida Saudável”, bem como investimentos em infraestrutura, tecnologia e humanização do atendimento, que inclui uma plataforma digital para agendamentos e acesso a informações.
  • Educação: O candidato do PSD quer garantir uma educação pública de qualidade. Para que isso aconteça, o foco seria a infraestrutura, formação de professores e segurança. Outro ponto mencionado no plano é o desenvolvimento de habilidade do “século XXI”, como a educação socioemocional, que prepara alunos para a cidadania e o empreendedorismo. Por fim, o documento aponta a necessidade de inclusão de crianças com necessidades especiais e incentivo a participação das famílias no processo educativo.
  • Cultura: Vanderlan cita em seu plano de governo a proposta de democratização do acesso à cultura, apoiando festivais e incentivando iniciativas artísticas. Além disso, o candidato acredita na valorização do patrimônio histórico e cultural, com destaque para o Art Déco e o turismo cultural, além da descentralização das atividades culturais para os bairros, promovendo eventos comunitários em espaços públicos.
  • Segurança: Para a Segurança Pública, o candidato quer focar na prevenção e combate à violência por meio de uma estrutura de Segurança Pública Integrada que colabore com a comunidade. O objetivo das propostas é aumentar o poder da Guarda Municipal com mais efetivo, equipamentos e treinamento, bem como melhorar as políticas de segurança comunitária. Além disso, Vanderlan sugere métodos para prevenir e combater o uso excessivo de álcool e drogas, apoiando as famílias e os dependentes.
  • Gestão: Para uma eventual gestão, o candidato do PSD quer modernizar a gestão pública e desburocratizar a informatização de serviços. Vanderlan defende uma gestão transparente e com participação popular, facilitando acesso à informação e controle social. O candidato também quer valorizar os servidores públicos com medidas de meritocracia, capacitação e modernização da previdência municipal.