COMPARTILHAR

Ele deve priorizar as privatizações, Infraestrutura, saneamento e reestruturação financeira de Estados e municípios, além da abertura da caixa preta

Foto: Divulgação

No fim da tarde desta segunda-feira, 17, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a escolha de Gustavo Henrique Moreira Montezano para assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) no lugar de Joaquim Levy, que pediu demissão no domingo, 16.

As prioridades dele à frente do banco serão as privatizações, desinvestimentos, Infraestrutura, saneamento e reestruturação financeira de Estados e municípios. Atualmente, Montezano, que é economista, é secretário especial adjunto de Desestatização e Desinvestimento da pasta de Guedes.

 

Há quem diga, também, que ele ficará responsável por devolver à União parte do que foi emprestado ao BNDES. Também deverá buscar investimentos no exterior e possibilitar a tão anunciada “abertura da caixa preta”.

Sua formação é em Engenharia, pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), mas também tem mestrado em Economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Ibemec, no Rio de Janeiro. 

Além disso, foi sócio do Banco Pontual, onde foi diretor-executivo da área de commodities em Londres. Também no Rio de Janeiro, foi analista do Opportunity.