Moderno espaço para prática qualificada de esportes vai beneficiar atletas profissionais e amadores do município em dezenas de diferentes modalidades. Inauguração do espaço está prevista para fevereiro

Foto: Reprodução

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), recebeu na tarde do último sábado, 11, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, para uma visita às obras finais do Estação Cidadania Esporte. Trata-se de um equipamento público voltado para o treinamento de modalidades esportivas de alto rendimento.

Com obras em fase de acabamento, o projeto do Estação Cidadania Esporte inclui arquibancada com capacidade para 185 pessoas; área de apoio com salas para administração; vestiários e sanitários, enfermaria, copa, depósito, almoxarifado, academia e elevadores. No local, serão oferecidas dezenas de modalidades esportivas qualificadas para atender mais de três mil pessoas, entre atletas profissionais, amadores e população.

Na oportunidade, Mendanha destacou a relação entre o município e a instituição financeira. “A Caixa tem sido uma parceria do município de Aparecida nesses últimos anos e quase todas as obras que foram edificadas contaram com a parceria da instituição. A cidade é a segunda maior do Estado, tem crescido, e a Caixa faz parte dessa história. E, claro, estou renovando aqui os votos para que possamos celebrar ainda muitos convênios”, afirmou o prefeito.

Por sua vez, o presidente da Instituição também enalteceu a relação do banco com o município. “A Caixa apoia o esporte olímpico e paraolímpico, mas também o esporte de seleções, de base e da terceira idade. Fico feliz porque essa relação com a Caixa Econômica é importante, é isso que a gente valoriza, exatamente com prefeituras como a de Aparecida. Fiquei muito impressionado como crescimento da cidade nos últimos dez anos e dá para ver que ela está sendo muito bem tratada”, disse.

Para completar, o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, afirmou que a administração municipal já possui todos os móveis e equipamentos necessários para o funcionamento do Estação Cidadania Esporte.

“É um equipamento moderno e que servirá de modelo para o Estado. Nenhum município de Goiás possui um espaço para o esporte como esse. Temos toda a mobília e equipamentos necessários para que possamos colocar o espaço para funcionar. A partir do mês de março os atletas estarão pleiteando bolsas e se preparando para representar Aparecida em competições nacionais e internacionais”. A inauguração, segundo ele, está prevista para fevereiro.

Estação

Concebido pelo Ministério do Esporte e pela Prefeitura de Aparecida na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Estação Cidadania Esporte será equipado com ginásio poliesportivo com pista de atletismo e demais equipamentos que proporcionem a prática de 13 modalidades olímpicas como esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô e atletismo.

Também serão contempladas no espaço seis modalidades paraolímpicas como esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado, goalball e uma não-olímpica, que é o futebol de salão. No atletismo, a Estação Cidadania Esporte terá salto em altura, raia de atletismo com onze metros, salto em distância e salto triplo, além de arremesso de peso.

Depois da visita técnica, Mendanha e Guimarães aproveitaram a ocasião para fazerem o plantio de uma muda de Ipê na área lateral do Estação Cidadania Esporte. No total, 15 mudas da espécime serão plantadas na área externa do equipamento público.

Acompanharam a visita o vice-prefeito Veter Martins e os secretários municipais Gerfeson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Einstein Paniago (Projetos e Captação de Recursos), Max Menezes (Desenvolvimento Urbano) e Jório Rios (Planejamento e Regulação Urbana).