Guedes pede prioridade, mas PEF continua parado na Câmara dos Deputados
14 março 2020 às 10h00

COMPARTILHAR
Relatório deveria ter sido apresentado em fevereiro, mas comissão especial sequer foi criada ainda

O projeto de Lei Complementar 149/2019, que estabelece um Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), conhecido como Plano Mansueto, continua com a tramitação paralisada na Câmara Federal e sem previsão de ser discutida. É o que contou o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) ao Jornal Opção.
“Não houve muitos avanços. Teve despacho para mais de três comissões, que ainda não se reuniram. Também não foi criada ainda a comissão especial, que ficou determinada”, afirmou. A tramitação do Plano Mansueto depende dos pareceres das Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (Cdeics), Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp), Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), Finanças e Tributação (CFT), Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), além da comissão especial prevista nos termos do inciso 2 do artigo 34 do regimento interno da Casa.
De acordo com o parlamentar, o PEF deverá tramitar mais rápido, já que o ministro da Economia Paulo Guedes pediu pressa, diante da emergência fiscal e impulsionada pelo coronavírus. “O Plano Mansueto sempre foi prioritário, mas o foco estava para pautas estruturantes e que tiveram posicionamento do governo, como reforma tributária e administrativa. Elas pegaram toda nossa atenção”, falou.
De acordo com ele, é difícil dizer as alterações que deverão ocorrer no projeto, já que sequer foi criada a comissão especial ainda. Ele diz que, embora seja importante, ainda não ocupou muito os parlamentares. “Não houve ênfase, nem mesmo no governo”, disse.
Sobre a negociação com os estados que usufruiriam do plano, no total 13, ranqueados com nota C pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – entre eles, Goiás – essa articulação está sendo feita pelo ministro da Economia e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). “A Economia tem canal direto com o presidente e eu imagino que esteja tendo conversas com os governadores, inclusive com Ronaldo Caiado. Eu mesmo já conversei com ele e com [Luiz Eduardo] Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo. Estamos tentando buscar uma solução”, informou.
De acordo com o deputado, qualquer antecipação do que estaria previsto no Plano, seria mera especulação.