Guarda Civil Metropolitana obtém autorização para autuar motoristas em Goiânia

Acordo entre a Guarda Civil Metropolitana e o Detran foi assinado nesta terça-feira, 15. Guardas passam a fiscalizar e ajudar nas operações de trânsito

Os guardas civis metropolitanos passam a poder fiscalizar o trânsito de Goiânia. A permissão foi obtida nesta terça-feira, 15, por meio convênio firmado entre a Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCM) e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Os guardas deverão fazer um curso de capacitação antes de atuarem na função. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Goiânia, que também é guarda civil, Romário Policarpo (Patriota).

A partir do acordo, os guardas civis acompanharão as atividades de fiscalização e operações de trânsito em Goiânia. O curso de capacitação específica será realizado pela Gerência de Capacitação do Detran-GO. Inicialmente, a instituição encaminhará um grupo para a capacitação, mas a intenção é de que todos venham a receber a qualificação.

O presidente da CGM, comandante Wellington Paranhos, explica que as atribuições da participação da companhia na fiscalização do trânsito está prevista na Lei 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto das Guardas Municipais, além da Lei Complementar n° 180/2008, que cria a Agência da GCM Goiânia. Dentre as competências previstas, “estão aquelas de trânsito que forem conferidas aos guardas, em vias e logradouros municipais, em atenção ao convênio celebrado com órgão de trânsito estadual, no nosso caso, o Detran-GO, sempre nos termos do Código Brasileiro de Trânsito (CBT)”, afirma Paranhos.

Já o decreto nº 360/2021, que aprova o Regimento Interno da companhia, reforça a atuação da GCM no trânsito, possibilitando a competência de orientar, fiscalizar, autuar e controlar o tráfego e o trânsito de veículos e transportes, sob orientação dos órgãos responsáveis, no âmbito municipal.

Segundo Policarpo, “o convênio entre a GCM e o Detran-GO traz mais segurança e organização no trânsito da cidade, possibilitando uma maior ajuda aos fiscalizadores do tráfego. É um convênio histórico e desejado a anos pela GCM”, diz. O vereador ainda agradeceu ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) pela viabilização do acordo.

O acordo prevê a disponibilização e atualização dos dados cadastrais de veículos registrados e condutores habilitados para fins de notificação de autuação; imposição e notificação de penalidades e arrecadação de multas; recebimento das informações sobre aplicação de penalidade de multa, assim como pagamento ou cancelamento por recurso; atos de bloqueio e desbloqueio da transferência e do licenciamento dos veículos; comunicação e recebimento das informações de pontuação, como estabelecido no CTB.

22 respostas para “Guarda Civil Metropolitana obtém autorização para autuar motoristas em Goiânia”

  1. Avatar Edson Gomes Barbosa Ribeiro disse:

    Tem que ser visto se isto é legal. A principio Guarda Municipal foi aprovado em Concurso para outras atividades e não fiscalização de trânsito.

  2. Avatar Lucas disse:

    E o resto de agentes da amt que tem nas ruas? Só q eles se concentram somente na av. Alberto Miguel ne? Claro. Com a gcm atuando a arrecadação fica bem maior. Parabéns a esse vereador prototipo de Lula.

  3. Avatar Jaelson da Silva Oliveira disse:

    Guarda civil deveria ficar , cuidando do patrimônio público, e também fiscalizando os colégios para evitar de entrar arma.

  4. Avatar José Alves disse:

    Mais um para máfia da multa em Goiânia

  5. Avatar Wesley disse:

    Pra multar irão servir quero ver ajudar organizar o transito , pois nem os amarelinhos fazem isso!

  6. Avatar Marcos Silva disse:

    Estão aumentando a indústria da multa. Mais multa, mais dinheiro nos cofres do governo e no bolso dos políticos. A população que se dane. Os asfalto estão uma porcaria, é buraco em quase todas as ruas de Goiânia, por que eles criam uma comissão para avaliar as ruas e melhora- Las. Só que isso não traz dinheiro aos bolsos dos políticos. Isso é Brasil!

  7. Avatar João disse:

    E uma vergonha para essas autoridades incompetente ele tem e de cuidar de coisas públicas repartição pública exemplo escola praça e etc

  8. O transito em Goiânia está caótico, falta de engenheria de tráfego, a pça do cruzeiro st sul, viaduto da Br 153 acesso ao pq das laranjeiras, rua 88 st sul, av jamel cecilio e varios outros locais em Goiânia q falta um planejamento. Todos os dias tem engarrafamento, falta sinaleiros e um projeto. Agora para multar ai tem recurso e vamos colocar mais gente pq ai que vem renda para o estado e prefeitura. Próxima eleições vamos lembrar de vcs.

  9. Avatar Edmar disse:

    Os guardas municipais estão completamente desviados de suas funções . Eles os guardas são para vigiar postos de saúde praças hospital ,e isso eles não querem fazer .Eles querer e estão fazendo e exercer as funções de policiais e dos agentes de trânsito .

  10. Avatar Edilson disse:

    Isso seria um método que a prefeitura lançou pra tampar o sol com a peneira, pra não falar da incompetência do atual prefeito que caiu de paraquedas, pois não votei nele e nunca votarei, haja tamanho despreparo e incompetência, reunidas numa só pessoa.

  11. Avatar Edilson disse:

    Agora sim, só falta armar a guarda municipal aí sim, a merda tá feita.

  12. E os buracos continuam. Isso serve para tirar mais dinheiro do contribuinte. As ruas caindo aos pedaços. Sinalizacão apagada, defasada, desbotada. Ruas cheias de crateras. Ontem, na praça cívica, fiquei uma hora parado. Tive de estacionar na Av Goiás e ir a pé para casa e voltar mais tarde para busca o veículo, pois meu filho estava passando mal e não podíamos esperar mais uma hora travados. Multar é mais fácil.

  13. Avatar Thiago de Paiva Belchior disse:

    Era só o q faltava. Mais um pra órgão pra arrecadar dinheiro pra prefeitura. Absurdo.
    Canalhas

  14. Avatar marviin disse:

    Estado arrecadador , oprimindo cada vez mais o cidadão dando poderes para agente desqualificado para tal função. O Prefeito mostra os tentáculos dos seus projetos visando somente arrecadação.

  15. Avatar marviin disse:

    Est ad o arrec adad or , opr im indo cada vez mais o cidadão dando poderes para agente desqualificado para tal função. O Pr ef eito mostra os tentá culos dos seus projetos visando somente arrec adaç ão.

  16. Avatar Sérgio disse:

    Fico pensando na corrupção que não vai ser. Esses GCM são um bando de folgado. Já se achavam o rei agora com isso. Dar poder a guardas que deveriam cuidar de patrimônio público é foda.

  17. Avatar Bruna disse:

    Qse bateram em cheio no meu carro! E ainda ficaram nervosos e foram grosseiros comigo! Roletaram um semáforo em alta velocidade sem ligar aquele aparelho. Estava com a minha família dentro do carro.
    Tive q freiar e jogar o carro para o lado Graças à Deus deu certo! E o guarda ainda ficou bravo comigo e queria ter razão! Tenho que adivinhar qd algum guarda irá roletar o sinal sem avisar! Só não me agrediu pq estava com o meu marido.

  18. Avatar Rodrigo Dias disse:

    Já tá explicado…o presidente da câmera é GCM…
    Falar o que né…Daqui uns dias eles têm até helicóptero…

  19. Avatar Roberto disse:

    Mais a guarda municipal tem lei que a impede de fiscalização de trânsito aonde si tem agentes de trânsito
    Isto é inconstitucional..
    Processo no Detran mistério público de Goiás aonde vcs estão que não vê esta aberração

  20. Avatar Douglas Vinícius disse:

    Não vigia nem as escolas mais , querem organizar o trânsito ?! Cada dia essa cidade só se afunda mais .
    Uma gestão pior que a outra .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.