COMPARTILHAR

Expectativa é que todas as capitais tenham novas manifestações e que sejam maiores que as do começo de 2015

fora dilma
Flyer de divulgação do protesto

A campanha para uma “mega manifestação” vem crescendo na internet com o intuito de reunir milhares de brasileiros nas ruas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) no próximo dia 16 de agosto. O movimento é organizado principalmente por três grupos — Movimento Brasil Livre (MBL), Revoltados On-Line e equipe do site Vem Pra Rua –, que possuem os nomes no flyer de divulgação do protesto contra a presidente.

Dos três listados, o Facebook com maior número de curtidas é o “Revoltados On-Line”, fundado por Marcello Reis. O site se autodenomina “um grupo de pessoas preocupadas em defender os princípios de família, patriotas e combatentes contra as mazelas que degradam as cidadãs e os cidadãos brasileiros”. Com conteúdos repletos de críticas ao governo, ao PT, além de apoio à manifestação do dia 16, Marcello pede ajuda financeira para organizar o movimento “Fora Dilma”.

“Sua contribuição financeira nos ajudará a continuarmos nesta guerra entre o bem e o mal. Não temos ninguém por trás de nós — partido ou politico –, só temos Deus na nossa frente… E muita disposição para ver um futuro melhor para a nossa nação… Nossos filhos e netos nos agradecerão e muito se deixarmos a omissão e partimos para a ação… Porque juntos somos mais fortes! E com Deus somos imbatíveis!”, escreve ao fim das postagens.

Marcello Reis ainda possui o site “Prol Art”, em que são vendidos diversos artigos, como camisetas contra o comunismo, pedindo por impeachment, ou com frases de ordem, como “Todos somos fortes”. O grupo garante que parte da arrecadação é destinada no combate à “pedofilia, violência contra a mulher, degradação ambiental, maus tratos contra animais, corrupção e degradação dos princípios básicos de família”.

Já o Movimento Brasil Livre teve início no fim de 2014, em manifestações relacionadas à investigação do Petrolão e à liberdade de imprensa, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. O grupo foi um dos organizadores dos protestos do dia 15 de março. A página do Facebook do movimento em Goiás possui 14 mil curtidas.

O grupo fala constantemente sobre o Foro de São Paulo. Em um vídeo, um dos integrantes explica que o MBL organiza uma viagem ao México para o dia 29 de julho — quando, explica, acontecerá uma reunião do Foro –, para “denunciar os políticos envolvidos nesta organização criminosa”. O movimento pede pela doação de R$ 25 mil para custear a viagem ao país.

A equipe do Vem Pra Rua, por sua vez, possui 553 curtidas na comunidade do Facebook. O grupo afirma que possui valores “democráticos e republicanos, espontâneo e suprapartidário”, e chama os brasileiros a se manifestarem sempre que necessário. “O nosso partido é o Brasil”, diz a descrição.

O último protesto, em abril, não teve tanto sucesso. Já o movimento anterior, em março, conseguiu reunir mais de R$ 2 milhões de pessoas em todo o Brasil. Na época, famosos publicaram vídeos — divulgados, inclusive, pela página do Vem Pra Rua Brasil — em apoio aos protestos.