Grupo Vai… Idade discute a “Arte do Envelhecer”

Evento, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, é aberto aos alunos e à comunidade, com entrada gratuita, e vai contar com palestras, oficinas e apresentações artísticas

Foto: Divulgação

Debater sobre a influência da arte no processo de envelhecimento é o foco do evento “Arte do Envelhecer” do Grupo Vai…Idade, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, nas dependências do Itego em Artes Basileu França. O evento é aberto aos alunos e à comunidade, com entrada gratuita, e vai contar com palestras, oficinas e apresentações artísticas.

O projeto “Arte do Envelhecer” é o resultado das ações do Núcleo de Difusão Artística do Grupo Vai..idade que existe há quase 20 anos no Itego em Artes Basileu França, coordenado pela área de teatro da instituição. O grupo de teatro tem 14 atores profissionais, com idade entre 40 e 80 anos, que se reúnem toda semana no Basileu França. “O grupo foi criado para trazer as pessoas dessa faixa etária para experimentar a arte teatral, independente da profissão, da idade ou de serem aposentados”, enfatiza a professora Joana Dark Leite.

De forma geral, a temática da “Arte do Envelhecer” visa trazer uma reflexão sobre os artistas vividos em cena, as etapas do envelhecimento, a “sabedoria” do envelhecer e sobre como envelhecer na arte sendo artista. “O evento surgiu pela necessidade de refletir sobre a potência da arte no processo de envelhecimento no sentido de empoderar as pessoas acima dos 50 anos”, salienta Joana Dark.

Ela afirma que o grupo Vai…Idade estreia o espetáculo “A falecida idade” no dia 23/10, às 19 horas. A história encena um velório simbólico. “A ideia é promover uma reflexão sobre como a sociedade vê as pessoas da melhor idade, principalmente aquelas que estão se aposentando ou apresentam problemas de saúde. Afinal, daqui há alguns anos seremos um país de idosos. E como chegaremos lá com o pensamento que existe hoje sobre o lugar do idoso na sociedade?”, questiona a professora.

Programação:

Segunda-feira (22/10)
9h às 11h: Palestra “Arte do Envelhecer”, ministrada pelas atrizes e atores do grupo Vai…Idade, mediada pela professora Joana Dark Leite.
14h às 15h: Performance “Verde Minha Terra”, com Maria Júlia Pascali.
15h às 16h: Apresentação das contadoras de histórias do Quintal da Aldeia/ Guaimbê de Pirenópolis.
19h às 21h: Apresentação do espetáculo “Quem cochicha o rabo espicha”, do Grupo Zabriskie (Ana Cristina e Alexandre Augusto).

Terça-feira (23/10)
9h às 11h: Palestra com Perla Assunção sobre acessibilidade cultural, mediada por Fátima Martins, numa parceria com a Fundação Dorina Nowill.
14h às 16h: Mesa da sabedoria mediada por Delfina Maria de Jesus, com a presença das atrizes Luzia Mello, Maria Júlia Pascali, Ana Cristina Evangelista, ator Ivan Lima e mestra Dona Pita.
19h às 21h: Estreia do espetáculo “A falecida idade”, do Grupo Vai…Idade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.