Grupo oposicionista vence eleição para comissão do impeachment

Em votação tumultuada e com empurra-empurra, chapa favorável à destituição da presidente será maioria na discussão que define se processo será levado ao plenário

Sessão para votação dos integrantes da comissão especial destinada a dar parecer sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff Data: 08/12/2015 - Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

Sessão teve confusão e urnas quebradas | Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

A maioria dos parlamentares da comissão de impeachment será oposicionista. No total, a chapa vencedora indicou 39 nomes que irão compor o grupo que analisa se o processo contra a presidente Dilma Rousseff (PT) será ou não levado ao plenário.

A vitória do grupo é um mau sinal para a petista, já que o pedido de impeachment poderia ser arquivado já nesta comissão. Foram 272 votos para a chapa oposicionista e 199 para a chapa governista.

Agora, uma segunda votação elege os demais parlamentares que completam as 65 vagas da comissão. Como a chapa vencedora indicou apenas 39 nomes, ainda restam 26 deputados para serem escolhidos.

Esta Comissão Especial se reúne para elaborar parecer que recomenda ou não a continuação do processo de impeachment. Se os parlamentares optarem pelo prosseguimento da ação, o tema será enviado ao plenário para votação. Para seguir ao Senado, ele precisa dos votos de 342 dos 512 deputados.

Eleição tumultuada

O processo eleitoral foi bastante tumultuado, com protestos contra a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de fazer a votação ser secreta. Logo após o início da eleição, parlamentares reclamaram que colegas, principalmente do grupo governista, obstruíam o acesso às cabines de votação.

Deputados trocaram ofensas e alguns chegaram a se empurrar no meio da confusão. Cunha mandou a segurança da Câmara garantir o acesso e a votação foi finalizada por volta das 18h30 da tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.