Grupo goiano Brasil in Trio é escalado para se apresentar em festival internacional de música

O International Society of Music Education 2014 ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e reúne pesquisadores e músicos de 80 países

Thiago Burigato e Marcelo Gouveia

O grupo musical goiano Brasil in Trio é mais um a receber reconhecimento internacional. Formado em 2007, o conjunto foi escalado para se apresentar no International Society of Music Education (ISME) 2014, um dos maiores e mais importantes congressos musicais do mundo.

Neste ano, o evento ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e reúne pesquisadores e músicos de 80 países. A apresentação do Brasil in Trio está marcada para esta sexta-feira (25/7). O grupo foi o único do Estado de Goiás a receber a honraria.

Diego Amaral, um dos integrantes do Brasil in Trio, contou ao Jornal Opção Online que, para ser escolhido para o evento, o trabalho do grupo concorreu com o de músicos do mundo todo. O artista diz estar muito contente pelo reconhecimento obtido, já que a trajetória é difícil para aqueles que produzem música fora de um contexto comercial. “Nós não estamos na indústria midiática; estamos na contramão dessa vertente”, conta.

Sobre o Brasil In Trio

Inicialmente com o nome Choro In Trio, o grupo se formou ainda em 2007, mas a diversidade da Música Popular Brasileira (MPB) levou os três goianos a se rebatizarem, o que permitiu também uma abertura maior ao repertório. Dentre as características do grupo estão arranjos instrumentais inovadores e surpreendentes de canções muitas vezes já bem conhecidas dos amantes da boa música, além das inéditas que são diamantes aos ouvidos mais exigentes. Todas as canções do repertório do trio são do também músico Alessandro Branco.

Graduados em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo dois deles (Julio Lemos e Everton Luiz) mestres em música pela mesma universidade, o trio concilia as atividades do grupo com solos (por exemplo, a turnê pela Europa feita pelo violonista Julio Lemos como concertista) e outros músicos, caso da turnê em que Diego Amaral acompanhou o violonista Yamandu Costa, em 2007.

Vale frisar que foram os músicos do Brasil In Trio, então Choro In Trio, alguns dos que encabeçaram o projeto de música instrumental brasileira conhecido do goianiense, o Goiânia Revive o Choro, antes situado no Grande Hotel da Avenida Goiás com a Rua 3, e que deixou saudade.

Confira a canção do grupo Brasil in Trio “Chorando no Vale”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.