Governos de Goiás e do DF entregam Estação de Tratamento de Esgoto de Águas Lindas

Marconi Perillo e Rodrigo Rollemberg inauguraram nesta quinta-feira (22/6) a ETE mais moderna do país

Foto: Marco Monteiro

Os governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, inauguraram oficialmente, na manhã desta quinta-feira (22/6), a Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas de Goiás, construída através do Consórcio Águas Lindas, composto pela Saneago e a Caesb.

Erguida através de financiamento da Caixa Econômica Federal, a primeira etapa foi concluída a um custo de R$ 36 milhões. Depois que o sistema estiver totalmente implantado, serão beneficiados mais de 270 mil habitantes, ou seja, a ETE terá capacidade para atender a uma população superior a atual de Águas Lindas, hoje em torno de 190 mil, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Utilizando equipamentos de última geração, o que a torna a mais moderna ETE em operação no Brasil, a Estação de Águas Lindas é considerada fundamental para a preservação da qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio Verde. A estação está localizada entre as cabeceiras dos córregos Paulista e Bocaina, afluentes da Bacia do Rio Verde, três quilômetros da área urbana, às margens da rodovia Águas Lindas- Brazlândia.

De acordo com Rodrigo Rollemberg, a implantação se fez necessária não só pelo aspecto de melhoria das condições sanitárias na localidade, mas também por estar parcialmente inserida na área de proteção ambiental da bacia do Rio Descoberto, que é responsável pelo abastecimento de 65% da população do Distrito Federal (DF).

Ao enaltecer os bons resultados da parceria que tem cultivado com o governo do Distrito Federal, o governador Marconi Perillo elogiou a disposição do colega Rollemberg em desenvolver políticas públicas que beneficiem os municípios da região do Entorno. “Nunca houve tão concreta parceria como essa”, considerou.

Marconi aproveitou a ocasião para prestar contas dos investimentos que o Governo do Estado tem feito na cidade. Deu destaque à iluminação da BR-070 que, embora seja de responsabilidade da União, foi concretizada com recursos do estado “para atender os inúmeros pedidos feitos pela comunidade de Águas Lindas”.

A conclusão das escolas estaduais em construção, do presídio regional, da estrada para Brazlândia e das obras do Hospital Regional de Águas Lindas também estiveram na pauta do pronunciamento feito pelo governador a mais de mil pessoas que compareceram à ETE para prestigiar a solenidade.

Ao final, Marconi voltou a falar da sua disposição para trabalhar em projetos que beneficiem as comunidades. “Gosto de trabalhar, de fazer o bem, de concretizar sonhos”, declarou.

Encerrou dizendo que ao longo de toda a sua vida pública e, de forma específica como governador de Goiás, procurou realizar gestões que foram marcadas pelos programas sociais que mudaram a vida dos goianos. “Fiz e faço administrações que são marcadas pela industrialização, pela atração de investimentos e a geração de empregos; que ficaram marcadas pela inovação, modernização e pela competitividade”, disse, para salientar que este seu mandato tem sido marcado pelos grandes investimentos que mudam o Estado pela infraestrutura, logística e serviços.

Ao lado do vice-governador José Elliton, do prefeito Hildo do Candango, dos presidentes da Saneago, Jales Fontoura e da Caesb, Maurício Ludovice, de deputados estaduais de Goiás e distritais e federais, o governador aproveitou a solenidade para assinar convênio com a Prefeitura de Águas Lindas dentro do programa “Goiás na Frente” liberando R$ 15 milhões para investimentos em obras de pavimentação e recuperação de asfalto urbano.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.